Penitência

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que a absolvição dos senadores envolvidos no caso de violação do painel será feita na igreja, mas que, no Senado, eles deverão ser punidos. Para Simon, José Roberto Arruda (sem partido-DF) e Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) são culpados. Arruda por ter obtido a lista e ACM, por tê-la recebido e não feito nada. Simon afirmou que a acareação entre Arruda, ACM e a ex-diretora do Prodasen Regina Borges, na próxima quinta-feira, servirá para matar a curiosidade dos congressistas. “Vai ser um teatro”.

Corolário
A disparada do dólar deve se refletir, brevemente, na percepção, para pior, do risco do Brasil por parte dos financiadores do déficit externo do país. É que, com a desvalorização do real, o Produto Interno Bruto (PIB) do país calculado em dólar deve experimentar novo encolhimento, revelando incremento do aumento do endividamento do país em relação ao PIB, que já alcançou 50%. Embora o Banco Central utilize a cotação média ponderada do dólar para calcular o PIB, se o galope da moeda norte-americana continuar no ritmo atual, será impossível impedir seu contágio sobre o valor usado.

Petróleo
Representantes da Organização da Indústria do Petróleo (Onip), do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás e da Agência Nacional de Petróleo (ANP) irão participar, até 5 de maio, em Houston, no Texas, da Offshore Technology Conference (OTC) – principal feira de petróleo do mundo. O objetivo é atrair investimentos para o país. A feira começa nesta segunda. Durante o evento, a Onip pretende intermediar futuras parcerias entre empresários estrangeiros que estejam dispostos a vir para o Brasil e empresas brasileiras, que queiram aumentar sua produção ou incorporar novas linhas de produtos. A ANP fará a divulgação do terceiro round de licitações e o IBP divulgará o 17º World Petroleum Congress, que será realizado no Brasil no ano em 2002.

Debandada
Não é apenas no Brasil que a cisão no topo do poder divide antigos aliados e provoca cizânia. Na Argentina, os peronistas, embora formalmente ainda apoiem Carlos Menem, alvo entre outras acusações, de tráfico de armas, cresce o número dos que contestam a liderança do ex-presidente no Partido Justicialista (PJ). O candidato do PJ às últimas eleições para presidente, Eduardo Duhalde, por exemplo, sequer compareceu ao encontro realizado pela cúpula partidária, quinta-feira, para divulgar documento de apoio a Menem.

Haraquiri
Afundado há cerca de uma década na recessão, o Japão parece ter optado pelo que economistas chamam de radicalização do remédio. Neoliberal assumido, o novo primeiro ministro, Junichiro Koizumi, já anunciou pretender aumentar os juros, elevar o desemprego e promover a “purificação” do sistema financeiro do país, entre outros fundamentalismos de resultado final bem conhecido.

Terceirizado
Reação do presidente de Cuba, Fidel Castro, ao voto da Argentina na moção dos Estados Unidos contra a ilha: “O senhor De la Rúa não é mais presidente”. Para Fidel, na Argentina “quem tem poder é Cavallo”.

Idiotização
Será que os demais senadores fazem o mesmo juízo da inteligência dos seus eleitores que os senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e José Roberto Arruda (sem partido-DF) fazem da opinião pública?

Mão única
Heron do Carmo, coordenador de pesquisa da Fipe, disse que não há motivo para o BC se preocupar com repasses de alta do câmbio para os preços. O repasse só se dará via preços de serviços públicos – quase todos privatizados. “Isso sim, é fator de preocupação porque os preços administrados nunca voltam com o recuo do dólar”.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBig Dólar
Próximo artigoPunição

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.