Pensamento crítico

O cientista social e economista Theotonio dos Santos recebeu uma das cinco menções honrosas outorgadas pelo Prêmio Libertador al Pensamiento Crítico, promovido pelo Ministério da Cultura da Venezuela, pela autoria do livro Do terror à esperança: auge e declínio do neoliberalismo (Idéias&Letras). Já publicado também em espanhol, o livro está em fase de tradução para o chinês. “O prêmio é seguramente o mais importante das ciências sociais de língua espanhola e da América Latina”, comenta Theotonio, que integra o Conselho Editorial do MM. Em edições anteriores, foram agraciados autores como Samir Amin, James Petras e François Houtard.

Populismo autônomo
Na tentativa de conseguir legitimar o plebiscito que decretou a autonomia do departamento, apesar do elevado índice de abstenção, a Prefeitura de Santa Cruz, um dos quatro integrantes da Meia Lua boliviana, recorre até a medidas que, se proclamadas por outros atores sociais, seriam taxadas de “populistas” pelos setores da mídia que suportam o separatismo no país. No último dia 17, a prefeitura atropelou o Executivo central e fixou o salário mínimo local em 1 mil bolivianos. Para completar a manobra, o diário El Deber publicou, terça-feira, que a medida seria homologada pelo ministro do Trabalho, Walter Delgadillo.

Bom sinal
Delgadillo, que desmentiu a notícia, destacando o caráter inconstitucional da medida, no entanto, aproveitou para ironizar a oposição da elite da Meia Lua ao Governo Evo Morales: “Se os empresários cruzenhos decidem aumentar os salários de seus empregados, é um claro sinal de que a economia boliviana goza de muito boa saúde e dispensa interpretações políticas sobre sua marcha.”

Viaja, Lula
Coube a um botafoguense escrever o que alguns torcedores do tricolor já falavam: “Depois de desclassificar o Corinthians, Lula seca o Fluminense!”, escreveu o prefeito do Rio, Cesar Maia, em seu Ex-blog, um dia após a derrota para a LDU. “Ideal seria Lula viajar na quarta-feira e ficar longe daqui! Depois reclama das vaias que recebeu aqui no Pan! Vai levar mais!”, ironiza o prefeito.

Litoral
Localizado em um lugar privilegiado de Santos, onde estão os centros cafeeiro e histórico, além de todas as relações de comércio exterior da região, o Espaço XV é uma opção cada vez mais utilizada por empresas paulistas para organização de eventos para até 900 pessoas. O diferencial é estar localizado em um patrimônio histórico.

Erro médico
Em dez anos, o número de processos por negligência ou imperícia encaminhados ao Conselho Federal de Medicina aumentou em sete vezes. Na Justiça comum, por danos morais e materiais ainda é impossível dimensionar. Mas em 2005, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou a definir o que é prestação de serviços por parte do médico ou de hospitais/clínicas, separando cada responsabilidade. Mas, como a prestação de serviços continua contemplada no Código de Defesa do Consumidor, o terreno ainda dá margem a muitas interpretações e indenizações por parte dos juizados especiais. Quem vai falar sobre o assunto é o advogado especialista em responsabilidade civil no setor Edison Balbino, do RBBM Advogados, em palestra neste sábado, para a Sociedade Brasileira de Radiologia, no hotel Everest Ipanema. Inscrições, gratuitas, pelo telefone (21) 2286-8877

Sustentável
A Light está entre as vencedoras da décima edição do prêmio Top Social ADVB 2008 promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, com o trabalho “A transformação de uma empresa com foco na sustentabilidade”. A empresa aderiu aos dez princípios do Pacto Global da ONU e passou a alinhar-se com as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM).

Roto&esfarrapado
O rebaixamento generalizado do rating dos bancos dos Estados Unidos uns pelos outros coloca em cheque, mais uma vez, o papel dos agentes de classificação de risco, sejam agências ou instituições bancárias. Afinal, se alguns estiverem certos, isso, significa que bancos de pé quebrado advertem que seus concorrentes estão ameaçados de ir à bancarrota e vice-versa.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMundo de Truman
Próximo artigoNa pauta

Artigos Relacionados

Ameaça de demissões expõe crise na Saúde

Piso de menos de 4 SM para enfermagem revela desvalorização.

Qual a parcela de culpa da Ericsson no terrorismo?

Multi sueca é processada por pagar propina no Iraque que teria chegado ao Estado Islâmico.

BC eleva juros, mas inflação segue disseminada

Remédio errado a partir de diagnóstico equivocado.

Últimas Notícias

Dívida do Rio cairá para menos da metade se corrigida pelo IPCA

Alerj vai ao STF para recompor perdas com ICMS dos combustíveis e energia.

Cinco gigantes estatais chinesas abandonam Bolsa de Nova York

Anúncio ocorre em meio a tensão entre China e EUA; ações seguirão negociadas em Hong Kong e Xangai.

Desemprego cai em 22 das 27 unidades da federação

Tocantins teve maior recuo no segundo trimestre do ano.

TCU encontra brechas na segurança de informação federal

Equipamentos pessoais constituem risco de entrada para ataques.

Brasilux entra no mundo do metaverso

Empresa cria evento com a apresentadora Renata Fan em auditório virtual.