Pequenos negócios foram responsáveis por 6 em 10 empregos criados neste ano

Só em junho, foram 115 mil vagas preenchidas em MPEs; no Rio, 18% das empresas são familiares

125
Carteira de trabalho (Foto: ABr/arquivo)
Carteira de trabalho (Foto: ABr/arquivo)

Os pequenos negócios têm demonstrado cada vez mais a sua força e importância para a economia brasileira. No acumulado do primeiro semestre de 2024, as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) foram responsáveis pela geração de seis em cada 10 novos empregos. Segundo levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e junho, o setor gerou mais de 777,2 mil novos postos de trabalho. No geral, o Brasil soma 1,3 milhão de profissionais contratados neste ano.

Somente em junho, das mais de 201,7 mil vagas criadas pelo país, os pequenos negócios foram responsáveis por 115,9 contratações (57,5%). Neste mês, de acordo com o levantamento do Sebrae, os setores que lideraram a geração de empregos, entre as MPE, foram de serviços (49.018 vagas), comércio (27.443 empregos) e construção (com 18.753).

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados reforçam a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira, que já são cerca de 95% das empresas abertas e são responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto.

“Esse resultado se deve muito aos milhões de donos de pequenos negócios que acordam cedo todos os dias e não desanimam diante das dificuldades, inclusive as altas taxas de juros no acesso ao crédito”, pontua.

Espaço Publicitáriocnseg

“O IBGE trouxe mais cedo os dados da Pnad Contínua, que mostram que a taxa de desempregados é a menor desde 2014, chegando em 6,9%”, complementa.

Já o Sebrae Rio ouviu mais de 500 empreendedores no estado e estima que 18% dos pequenos negócios no estado são liderados por dois ou mais membros de uma mesma família. Já 49% optaram por sócios de fora do núcleo familiar e outros 33% não têm sociedade na sua empresa.

O quadro funcional de 17% das empresas conta com um parente trabalhando, com ou sem carteira assinada. Essa situação não ocorre para 56% dos pequenos negócios do estado. Outros 27% não possuem colaboradores.

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui