Os pequenos negócios têm demonstrado cada vez mais a sua força e importância para a economia brasileira. No acumulado do primeiro semestre de 2024, as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) foram responsáveis pela geração de seis em cada 10 novos empregos. Segundo levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e junho, o setor gerou mais de 777,2 mil novos postos de trabalho. No geral, o Brasil soma 1,3 milhão de profissionais contratados neste ano.
Somente em junho, das mais de 201,7 mil vagas criadas pelo país, os pequenos negócios foram responsáveis por 115,9 contratações (57,5%). Neste mês, de acordo com o levantamento do Sebrae, os setores que lideraram a geração de empregos, entre as MPE, foram de serviços (49.018 vagas), comércio (27.443 empregos) e construção (com 18.753).
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados reforçam a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira, que já são cerca de 95% das empresas abertas e são responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto.
“Esse resultado se deve muito aos milhões de donos de pequenos negócios que acordam cedo todos os dias e não desanimam diante das dificuldades, inclusive as altas taxas de juros no acesso ao crédito”, pontua.
“O IBGE trouxe mais cedo os dados da Pnad Contínua, que mostram que a taxa de desempregados é a menor desde 2014, chegando em 6,9%”, complementa.
Já o Sebrae Rio ouviu mais de 500 empreendedores no estado e estima que 18% dos pequenos negócios no estado são liderados por dois ou mais membros de uma mesma família. Já 49% optaram por sócios de fora do núcleo familiar e outros 33% não têm sociedade na sua empresa.
O quadro funcional de 17% das empresas conta com um parente trabalhando, com ou sem carteira assinada. Essa situação não ocorre para 56% dos pequenos negócios do estado. Outros 27% não possuem colaboradores.
Leia também:
STF mantém tramitação de processos contra Marcelo Odebrecht
Por 3 votos a 2, o colegiado decidiu rever parte da decisão de Toffoli
Renda média do trabalhador tem alta de 5,8%
Maiores de 60 anos tiveram maiores aumentos
Edvaldo Santana: ‘A solução seriam as grandes hidrelétricas com grandes reservatórios’
Segundo Edvaldo Santana, o país pode entrar em uma crise energética porque nem toda a sua capacidade instalada produz energia o tempo inteiro.
Com consumo em baixa, inflação já afeta confiança dos paulistanos
Indicador da Fecomércio apresenta leve variação positiva em agosto; já associação comercial diz que números seguem na zona neutra no mês
Quase 200 mil vivem em domicílios improvisados e abrigos
Segundo o IBGE, número representa 0,1% da população brasileira; país tem 160 mil vivendo em asilos e 14 mil em orfanatos
Abate de bovinos bateu recorde no segundo trimestre, diz IBGE
Comparado ao mesmo período do ano anterior, corte cresceu 17,5% no segundo trimestre de 2024, totalizando 9,96 milhões de cabeças