Perna de pau

Para o economista Fernando Cardim, a popularidade do presidente Lula o está levando a se comparar a Pelé: “Lula tenta chutar com as duas pernas (conservador no Banco Central, desenvolvimentista no Ministério da Fazenda), mas, como não é Pelé ou Garrincha, acabará caindo sentado”, ironizou.

Em alta
Como poderia ter dito o escritor estadunidense Mark Twain, os relatos sobre a morte dos jornais impressos foram desmedidamente exagerados. Assíduo colaborador de periódicos, Twain ficaria satisfeito ao saber que a circulação mundial de jornais cresceu 1,9% em 2006. Além disso, o número de títulos publicados também cresceu significativamente, atingindo o nível histórico de mais de 11 mil.
Os números são de estudo da Associação Mundial de Jornais (WAN, sigla em inglês) feito em mais de 200 países e territórios. Ainda de acordo com o levantamento, a circulação de jornais pagos cresceu 8,7% em cinco anos e mais de 1,4 bilhão de pessoas lêem, diariamente, jornais. O rendimento publicitário cresceu 4% em 12 meses e 15,6% em cinco anos.

Banda média
O Brasil registrou 1,6 milhão de novos clientes de banda larga entre março do ano passado e o mesmo mês deste ano. A Internet em alta velocidade ultrapassou a marca de 6 milhões de usuários, revela a quinta edição do Barômetro Cisco de Banda Larga. O número ainda é bem modesto se comparado a emergentes como Coréia do Sul, e parece limitado tanto pela pouca oferta por parte das prestadoras de serviço, quanto pelos altos preços.
O acesso via cabo representava 18,9% dos serviços de banda larga no país em março de 2007. A tecnologia xDSL (Velox e Speedy, por exemplo) continua líder, com 77% do total de acessos, mas vê sua penetração caindo em torno de 0,7% a cada trimestre.

Miúda
Dos 70 empreendimentos habilitados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para o Leilão de Energia de Fontes Alternativas, que será realizado no próximo dia 24 de maio, 49 (70% do total) são de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com capacidade de gerar 751MW. Usinas termelétricas movidas a bagaço de cana-de-açúcar e rejeitos de criadouros avícolas totalizam 15 projetos, com potência de 649MW. Apenas seis usinas eólicas estarão no leilão, com potência de 622MW, o que mostra que fontes ditas “verdes” ainda estão distantes da realidade. Abrir mão de hidrelétricas convencionais e outras tecnologias razoavelmente limpas, como a nuclear, só aceleraria o caminho para novo apagão.

Seguro
O livro Arbitragem no Seguro e Resseguro, do presidente da Associação Internacional de Direito de Seguro (Aida-BR), Sergio Barroso de Mello, será lançado no próximo dia 16, no Restaurante Aspargus, no Rio de Janeiro. Barroso de Mello é sócio-fundador do escritório Pellon e Associados Advocacia Empresarial.

Papo
Clair de Mattos, escritora e diretora da Editora Nova Razão Cultural, participa do “Da Conde Dá Papo” no dia 16, às 19h30m. Clair irá falar sobre o processo de criação do seu último romance, O Terrorista. Dia 20, às 17h, é a vez de Aurora Ferreira, autora do livro Criar e Brincar com Portinari. A Livraria Da Conde fica na Rua Conde de Bernadote, 26, Leblon, RJ.

Ampliar os horizontes
Para o teólogo Leonardo Boff, um dos próceres da Teoria da Libertação, a teologia abraçada pelo Papa Bento XVI é herdeira do pensamento de Santo Agostinho e São Boa Ventura, o que, se faz com que contenha “muito de verdade, pois há efetivamente decadência na modernidade”, também não poupa a própria Igreja, “feita de justos e pecadores”: “Entretanto, importa alargar o horizonte teológico. Faz-se mister inserir junto com Cristo uma teologia do Espírito Santo, praticamente ausente em Santo Agostinho e no teólogo Ratzinger. Uma teologia do Espírito permitiria ver no mundo moderno, como fez o Concílio Vaticano II (1965), grandes valores, como os direitos humanos, a democracia, o trabalho, a ciência e a técnica. Do anátema, a Igreja passaria ao diálogo. Associar-se-ia a todos os seres humanos de boa vontade para buscar uma verdade mais plena, pois o Verbo “ilumina a cada pessoa que vem a este mundo” e o “Espírito enche a face da Terra”, como dizem as escrituras judaico-cristãs”, argumenta Boff em artigo na edição eletrônica do Correio da Cidadania – www.correiocidadania.com.br

Artigo anteriorDeletado a bordo
Próximo artigoLula à direita
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É a saúde (além da economia), estúpido!

Vacinação e estímulos à economia andam juntos; Brasil fica para trás em ambos.

Cortes poupam petroleiras e ‘bolsa refrigerante’

Para liberar auxílio emergencial, governo prejudica setores essenciais.

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Lula livre. Até quando?

Jurista: Necessidade de proteger Moro e os procuradores da Lava Jato.

Produtividade na indústria cai com menor produção na pandemia

Para 2021, as perspectivas são melhores, em razão do início da vacinação da população.

Demanda por bens industriais cresceu 0,6% em janeiro

Ipea apontou avanço de 6,6% no trimestre móvel encerrado no primeiro mês de 2021.

Aumenta consumo de pornô por público feminino

Relatório de site de entretenimento adulto revela que 39% do acessos são de mulheres.

Abertura de empresas tem alta de 13,4% em novembro

Segundo Serasa, sociedades limitadas impulsionaram índice; comércio teve alta estimulada por Black Friday e festas de fim de ano.