A Embraer publicou nesta quinta-feira suas perspectivas de mercado (Market Outlook 2025), documento com a previsão anual estimada para entregas de aeronaves comerciais na categoria de até 150 assentos nos próximos 20 anos. O relatório foi divulgado antes do Paris Air Show, que acontece na próxima semana.
O Market Outlook 2025 estima que haverá demanda para 10.500 pedidos de novos jatos e turboélices até 2044. O documento também apresenta análises de variáveis e tendências globais em sete regiões do mundo que impactam a demanda por novas aeronaves. As estatísticas para a China são detalhadas separadamente no Market Outlook deste ano pela primeira vez, em virtude da importância crescente do país para aviação comercial.
O documento também analisa a demanda por aeronaves de carga, incluindo uma previsão para conversões de aviões de passageiros para cargueiros.
A previsão geral para o número de novas aeronaves de até 150 assentos permanece quase inalterada em relação à estimativa anterior da Embraer. Segundo Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, a consistência da estimativa pode ser relacionada à longevidade das tendências da sociedade, da cadeia de suprimentos e do cenário geopolítico que a Embraer identificou durante a pandemia.
“Muitas das mudanças estruturais desencadeadas pela pandemia provaram ser bastante duradouras cinco anos após o seu início. Em nosso primeiro Market Outlook pós-pandemia, destacamos a transição da globalização para uma perspectiva geopolítica mais polarizada”, comenta o CEO.
Segundo ele, hoje, à medida que países e regiões buscam maior autonomia estratégica, a demanda por acesso regional continuará a crescer. Acreditamos que frotas mistas que combinem aeronaves narrowbody de menor e maior porte são essenciais para esse crescimento de longo prazo. “Frotas mistas fornecem a versatilidade necessária para que a capacidade se adeque melhor à demanda, para a expansão de malhas aéreas e para o apoio dos objetivos de desenvolvimento nacional e regional,” afirma Meijer.
Destaques
O tráfego global de passageiros, medido por receitas por passageiros por quilômetro (RPK), deve crescer 3,9% anualmente até 2044. A China liderará entre as sete regiões globais.
Ranking da taxa de crescimento regional anual da RPK: 5.7% China; 4.7% América Latina; 4.4% África; 4.4% Oriente Médio; 4.1% Ásia-Pacífico; 3.1% Europa/CIS; 2.4% América do Norte.
Participação da RPK até o final de 2044: 39% Ásia-Pacífico; 37% Europa + América do Norte.
Demanda global por novas aeronaves de até 150 assentos; 10,500 unidades; 8,720 jatos; 1,780 turboélices.
Valor de mercado de todas as novas aeronaves: US$ 680 bilhões
Entrega de jatos – 8,720 (% de participação) – por região: 2,680 América do Norte (30.7%); 1,990; Europa/CIS (22.8%); 1,500 China (17.2%); 1,050 Ásia-Pacífico (12.1%); 770 América Latina (8.8%); 380 África (4.4%); 350 Oriente Médio (4.0%).
Entregas de turboélices – 1,780 (% de participação) – por região: 640 Ásia-Pacífico (36.0%).