O peso do México foi negociado em baixa de 16 meses na quarta-feira em meio ao fortalecimento do dólar e à notícia de que o Federal Reserve (Fed) aumentou novamente suas taxas de juros de curto prazo.
O peso, uma das moedas mais valorizadas da economia emergente, fechou a uma taxa interbancária de 20,80 por dólar, segundo o Banco Central do México (Banxico).
Foi a taxa mais fraca desde que o peso foi negociado a 20,82 por dólar em 31 de janeiro de 2017.
Durante as negociações de quarta-feira, a taxa de câmbio entre o peso e o dólar atingiu um mínimo de 20,58 e um máximo de 20,83.
O Fed elevou nesta quarta-feira as taxas de juros de curto prazo em um quarto de ponto percentual, o segundo aumento neste ano e o sétimo aumento desde o final de 2015.
O aumento elevou a taxa-alvo dos fundos federais para entre 1,75 e 2%.
O grupo financeiro mexicano Banorte disse que a decisão do Fed "provavelmente causará ventos contrários" para os mercados emergentes, uma vez que o aumento dos juros desencadeia uma saída de dólares.
O Banorte também não descartou a possibilidade de que o peso caia para 21 pesos em relação ao dólar em meio a negociações hesitantes com os EUA e o Canadá para atualizar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e as incertezas decorrentes das eleições presidenciais de 1º de julho.
Agência Xinhua














