Pesquisa: 89% dos brasileiros com smartphones são usuários ativos diários do whatsapp

321

Levantamento realizado pelo Opinion Box em parceria com Mobile Time apontou que o Facebook Messenger registrou aumento significativo de usuários ativos por dia, chegando a 58% da base de internautas com smartphones.
A segunda edição da pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil” foi realizada em janeiro de 2016 com 1.895 internautas brasileiros, respeitando as proporções por sexo, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica no Brasil. Para  iniciar a pesquisa, as pessoas foram questionadas quanto ao tipo de celular que possuem: 90% afirmaram ter smartphones e 10% têm outro tipo de aparelho.
O estudo detectou que o aplicativo WhatsApp segue sendo o serviço de troca de mensagens instantâneas mais utilizado pelos brasileiros: 89% dos usuários de smartphones declararam fazer uso diário do app e 96% são usuários ativos mensais. O Facebook Messenger segue com a segunda colocação e apresentou um aumento significativo da base de usuários, de 50% na primeira edição da pesquisa – realizada em julho de 2015 -, para 58% no levantamento atual, realizado em janeiro de 2016. Por sua vez, 24% dos entrevistados mencionaram usar algum outro app, além do WhatsApp e do Facebook Messenger, para troca de mensagens. Já a comunicação via SMS manteve seu patamar de usuários diários em 35%, mas viu seus usuários mensais caírem de 77% para 71%.
Quando questionados sobre os conteúdos trocados, verificou-se que o comportamento das pessoas sofreu pouca variação. Os usuários de WhatsApp costumam fazer troca de imagens (1,5%), vídeos (0,2%), mensagens de áudio (0,3%), chamadas de voz (0,3%) e emojis (0,7%). Já via Facebook Messenger, as trocas de mensagens acontecem via texto (95%), imagens (2,3%), vídeos (0,2%), mensagens de áudio (0,6%), chamadas de voz (0,3%) e emojis (1,5%).
– É interessante notar que as pessoas vêm usando o serviço de voz oferecido pelo WhatsApp com uma frequência importante: 52% responderam ter utilizado a ferramenta nas últimas 24 horas e 42% disseram ter usado há mais de sete dias e menos de 30 dias. Isso quer dizer que 94% dos usuários ativos mensais do app fazem uso de chamadas de voz – avalia Felipe Schepers, COO do Opinion Box.
Pelas respostas dadas pelos entrevistados, houve uma melhora na percepção da qualidade das chamadas de voz via aplicativo. Apenas 11% das pessoas classificaram o serviço como ruim ou péssimo frente a 54 que julgaram como bom ou ótimo. Isso, no entanto, não significa que as pessoas estejam dispostas a pagar pelo uso desse tipo de app. Aproximadamente 59% dos usuários de smartphones afirmaram que trocariam de aplicativo de mensagens caso o seu app preferido passasse a cobrar.
– Vale notar que aumentou para 15%, frente aos 8% registrados na primeira pesquisa, a parcela dos que pagariam até R$ 2 por semana para usar o serviço – diz Schepers.
Também cresceu o número de usuários que topariam receber publicidade de qualquer marca ou produto em troca de poder usar o Whatsapp gratuitamente. Em julho de 2015, 29% se mostraram dispostas para tal, enquanto em janeiro de 2016 esse índice subiu para 35%.
Outra diferença notada na comparação com o estudo realizado no ano passado tem relação com o uso de outro aplicativo para troca de mensagens instantâneas, o Telegram. A ferramenta desponta como o terceiro app de comunicação preferido por 18% dos brasileiros, passando à frente de Skype (15%), Viber (10%), IMO (9,6%). O Hangouts (3,6) aparece em sétimo lugar. No ano passado, apenas 5% dos respondentes haviam apontado o Telegram.
Quando a discussão migra para o SMS, 64% dos entrevistados com smartphone responderam que receberam mensagens de texto nas últimas 24 horas; 19%, entre um e sete dias; e 6%, entre sete e 30 dias. Já quando perguntados de quem costumam receber mais mensagens de texto: 57% responderam que recebem mais de empresas e 43% de pessoas. Quanto ao conteúdo dessas mensagens: 98% dos internautas com smartphone dizem já ter recebido propaganda por SMS de um serviço não solicitado e 54% relataram que o SPAM foi recebido há menos de 24 horas. Para efeito de comparação, entre usuários do WhatsApp, apenas 35% disseram já ter recebido propaganda de um número desconhecido dentro do app.
A margem de erro da pesquisa é de 2,3 pp e o nível de confiança é de 95%.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui