Pesquisa da Amcham mostra: são os juros, estúpido!

O maior dos 4 grandes desafios da economia brasileira é a taxa de juros elevada

320
Trabalhadores limpam entrada da sede do Banco Central (BC) em Brasília
Trabalhadores limpam entrada da sede do BC em Brasília (foto de Lucio Tavora, Xinhua)

A Câmara Americana de Comércio – Amcham Brasil realizou a pesquisa Plano de Voo 2025, com 775 empresas instaladas em terras brasileiras, com destaque para o impacto das políticas econômicas da nova administração nos Estados Unidos e os principais gargalos da economia brasileira. Ao serem indagados sobres os 4 grandes desafios da economia, os empresários apontaram a política de juros, que bate com folga a “crise fiscal” e o “descontrole da inflação”, que dominam o noticiário:

  • Juros elevados (77%)
  • Desequilíbrio fiscal (64%)
  • Inflação elevada (63%)
  • Volatilidade cambial (59%)
  • Instabilidade política (54%)

E, apesar de toda a onda negativa na imprensa financeira, as empresas mantêm otimismo: 92% esperam crescimento nas receitas este ano, com mais de um terço projetando aumentos acima de 15%. Esse crescimento deve vir, principalmente, da expansão do mercado interno e de medidas de redução de custos e ganhos de produtividade.

Sol da meia-noite

A Cemig, distribuidora de energia, desmente notícia de que só está aceitando instalações de geração distribuída em que o cliente só pode injetar a energia produzida entre 19h e 5h. Segundo a empresa, até 7,5 kW a aprovação é padrão. Acima desta potência, dependendo de análise técnica, o cliente pode armazenar energia e injetar à noite. Só falta esclarecer que baterias de armazenamento têm elevadíssimo custo.

Espaço Publicitáriocnseg

A companhia comercializa sistema energia solar por assinatura da Cemig SIM.

Bolsonaro apaga o sol

A Cemig se apega na Lei 14.300/2022, que instituiu o marco legal da microgeração e minigeração distribuída e abriu uma brecha para essa interpretação, digamos, exótica. A lei foi sancionada pelo então presidente, Jair Bolsonaro.

GM armada para poucos

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse em entrevista que a Guarda Municipal armada não portará fuzis ou armas semelhantes e se limitará a coibir pequenos roubos em áreas onde não houver confronto com a milícia ou o tráfico. Traduzindo: será uma GM para a Zona Sul.

Sem crise ou críticas

O total de crédito da Desenvolve SP, agência do governo estadual, para planos de negócios apresentados por empresas de até médio porte cresceu 35,7% na comparação entre janeiro de 2024 e o mesmo período de 2025. Em 25 meses da gestão de Tarcísio de Freitas, a agência liberou, apenas para micro, pequenos e médios empresários, mais de R$ 810 milhões.

Não apareceu ninguém do mercado acusando Tarcísio de criar uma crise fiscal ou de provocar a elevação dos juros na banca privada, como atacam no BNDES.

Rápidas

O Cineclube Paulo Freire exibirá nesta quinta-feira, 16h40, o filme Black Rio! Black Power! (2023), do diretor Emílio Domingos, que participará de um debate no final da projeção. A exibição gratuita acontece no Cine Arte UFF em Niterói (RJ) *** No sábado, a escritora Isa Colli promove o lançamento virtual de seu novo livro, Ayana, uma linda flor radiante, pelo selo Colli Books *** O Museu Fama se torna membro institucional do Comitê Nacional Brasileiro do Icom, órgão consultivo da Unesco e da ONU. Com isso, passa a integrar 3 comitês especializados: Icom-CC, Cimuset e Ceca, fortalecendo sua atuação na preservação e promoção do patrimônio cultural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui