Pesquisa nacional

Apesar de não ser o maior fã do presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participa hoje, às 20h, da solenidade comemorativa dos 31 anos da principal empresa de pesquisa agropecuária brasileira. O ministro divulgará o Balanço Social 2003 que destaca o impacto econômico, social e ambiental do trabalho da Embrapa. O principal resultado do balanço é o lucro social de R$ 11,6 bilhões proporcionado pela pesquisa durante o ano passado. Foram criados 185.170 empregos gerados a partir de tecnologias pesquisadas pela companhia.

Brevê
O cacique indígena Marcos Terena “sabe falar inglês, é capaz de pilotar aviões mas é indígena e não paga Imposto de Renda”, comentou o diretor financeiro do BNDES, Roberto Thimóteo da Costa, ao reclamar de exigências ambientais e sociais descabidas do Banco Mundial e do BID para execução de obras no Brasil.

Ouro
A propósito, quem vai a Rondônia pode ver, com relativa frequência, índios dirigindo reluzentes picapes importadas.

Cabeça
Educação, com 38%, e trabalho, com 37%, lideram as preferências dos jovens brasileiros. Drogas e sexo ficam bem abaixo, com 7% e 6%, constata o Perfil da Juventude Brasileira, que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulga amanhã, em Brasília. Os dados foram coletados entre novembro e dezembro do ano passado, com 3.501 pessoas entre 15 e 24 anos, distribuídas em 198 municípios de 25 estados brasileiros.

Bola fora
Periga ruir um dos principais mitos sobre uma das áreas em que o presidente Lula acredita ter notório saber. Semana passada, ao discursar na inauguração de um gasoduto, no Norte do país, Lula fez uma analogia entre o orgulho dos brasileiros pela seleção de futebol e as ações do seu governo. Ao mergulhar no passado, disse que, quando a seleção entrou em campo na Copa de 1990, na Itália, e ouviu o hino nacional, até se esqueceu das críticas feita ao time dirigido por Telê Santana. O técnico do Brasil naquela copa, porém, era Sebastião Lazzaroni. Telê dirigiu a seleção nas Copas de 1982 e 1986.

Os privilegiados
Ao dizer que quem paga imposto de renda no Brasil é privilegiado, o presidente Lula inverte conhecida equação: a de que, por aqui, privilegiado não paga Imposto de Renda, obrigação praticamente restrita a assalariados que sofrem desconto de seus salários na fonte.

Os privilegiados II
Se quiser saber mais sobre os verdadeiros privilegiados, Lula pode ler estudo recém-publicado pelo secretário municipal do Trabalho de São Paulo, o petista Márcio Pochmann. Segundo Pochmann, do 1,162 milhão das famílias mais ricas no Brasil, apenas 5 mil detêm 45% do produto interno bruto (PIB).

Cresce
O consumo do amido de mandioca pelo setor industrial deve crescer 30% ao ano, atingindo em 2008 o volume de produção de 2 milhões de toneladas. A Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam) mantém o trabalho de formiguinha de destacar o setor e nesta sexta-feira realiza a primeira etapa do II Seminário da Cultura da Mandioca, no município de Cianorte, no Paraná. O evento é o primeiro de uma série de quatro. São esperados 700 produtores rurais, que concorrerão a sorteios de uma plantadeira e um afofador de solo.

Prévia
A divulgação de que as vendas da Ford nos Estados Unidos atingiram, neste primeiro trimestre, a marca de 1,7 milhão de veículos reforça as advertências contra os riscos da união entre economias fortemente assimétricas como proposto pela implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). O número atingido pela Ford em apenas três meses equivale à produção anual de todas montadoras instaladas no Brasil.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVisibilidade
Próximo artigoMal sinal

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.