Apesar de não ser o maior fã do presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participa hoje, às 20h, da solenidade comemorativa dos 31 anos da principal empresa de pesquisa agropecuária brasileira. O ministro divulgará o Balanço Social 2003 que destaca o impacto econômico, social e ambiental do trabalho da Embrapa. O principal resultado do balanço é o lucro social de R$ 11,6 bilhões proporcionado pela pesquisa durante o ano passado. Foram criados 185.170 empregos gerados a partir de tecnologias pesquisadas pela companhia.
Brevê
O cacique indígena Marcos Terena “sabe falar inglês, é capaz de pilotar aviões mas é indígena e não paga Imposto de Renda”, comentou o diretor financeiro do BNDES, Roberto Thimóteo da Costa, ao reclamar de exigências ambientais e sociais descabidas do Banco Mundial e do BID para execução de obras no Brasil.
Ouro
A propósito, quem vai a Rondônia pode ver, com relativa frequência, índios dirigindo reluzentes picapes importadas.
Cabeça
Educação, com 38%, e trabalho, com 37%, lideram as preferências dos jovens brasileiros. Drogas e sexo ficam bem abaixo, com 7% e 6%, constata o Perfil da Juventude Brasileira, que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulga amanhã, em Brasília. Os dados foram coletados entre novembro e dezembro do ano passado, com 3.501 pessoas entre 15 e 24 anos, distribuídas em 198 municípios de 25 estados brasileiros.
Bola fora
Periga ruir um dos principais mitos sobre uma das áreas em que o presidente Lula acredita ter notório saber. Semana passada, ao discursar na inauguração de um gasoduto, no Norte do país, Lula fez uma analogia entre o orgulho dos brasileiros pela seleção de futebol e as ações do seu governo. Ao mergulhar no passado, disse que, quando a seleção entrou em campo na Copa de 1990, na Itália, e ouviu o hino nacional, até se esqueceu das críticas feita ao time dirigido por Telê Santana. O técnico do Brasil naquela copa, porém, era Sebastião Lazzaroni. Telê dirigiu a seleção nas Copas de 1982 e 1986.
Os privilegiados
Ao dizer que quem paga imposto de renda no Brasil é privilegiado, o presidente Lula inverte conhecida equação: a de que, por aqui, privilegiado não paga Imposto de Renda, obrigação praticamente restrita a assalariados que sofrem desconto de seus salários na fonte.
Os privilegiados II
Se quiser saber mais sobre os verdadeiros privilegiados, Lula pode ler estudo recém-publicado pelo secretário municipal do Trabalho de São Paulo, o petista Márcio Pochmann. Segundo Pochmann, do 1,162 milhão das famílias mais ricas no Brasil, apenas 5 mil detêm 45% do produto interno bruto (PIB).
Cresce
O consumo do amido de mandioca pelo setor industrial deve crescer 30% ao ano, atingindo em 2008 o volume de produção de 2 milhões de toneladas. A Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam) mantém o trabalho de formiguinha de destacar o setor e nesta sexta-feira realiza a primeira etapa do II Seminário da Cultura da Mandioca, no município de Cianorte, no Paraná. O evento é o primeiro de uma série de quatro. São esperados 700 produtores rurais, que concorrerão a sorteios de uma plantadeira e um afofador de solo.
Prévia
A divulgação de que as vendas da Ford nos Estados Unidos atingiram, neste primeiro trimestre, a marca de 1,7 milhão de veículos reforça as advertências contra os riscos da união entre economias fortemente assimétricas como proposto pela implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). O número atingido pela Ford em apenas três meses equivale à produção anual de todas montadoras instaladas no Brasil.