Pessimismo do mercado não contamina comércio

Pesquisa mostra que pequeno comércio está otimista com melhora das vendas em 2025, contrariando previsões do mercado financeiro

101
Pagamento em cartão
Pagamento em cartão (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Quase 8 em cada 10 (77%, para ser exato) dos micro e pequenos empreendedores se sentem otimistas quanto à melhora das vendas em 2025. Apenas 4% estão pessimistas, e 19% estão neutros. A pesquisa online foi feita pela SumUp, empresa de soluções financeiras, junto a 517 micro e pequenos negócios da base de clientes entre 28 de novembro e 5 de dezembro de 2024. O otimismo do comércio contrasta com o pessimismo do mercado financeiro, que espera uma alta do PIB (indicador da economia do país) perto de 2%, muito abaixo dos 3,5% que deve ter crescido em 2024. Além disso, analistas afirmam que os juros mais altos afetarão as vendas.

“Entendemos que os empreendedores estão animados para o ano que vem porque estão tendo um bom 2024. Este vem sendo um ano muito positivo, com crescimento do PIB e baixo desemprego. Temos um índice proprietário, o ISM, que também aponta um aquecimento na atividade econômica dos micro e pequenos negócios. Esse cenário positivo está deixando os nossos clientes otimistas para o que vem em 2025”, explica Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais da SumUp.

Dentre os entrevistados, 44% deles acreditam que a economia do Brasil vai melhorar em 2025. Outros 33% têm a percepção que vai piorar. Ficaram neutros sobre o tema 23%. Questionados sobre suas vendas em 2024, 67% dos micro e pequenos empreendedores avaliam que o ano foi bom ou muito bom. Apenas 10% enxergam o período como negativo para seus negócios.

Analisando a faixa de faturamento, o relatório mostra que o maior otimismo é encontrado entre quem fatura de 5 e 10 salários-mínimos: 84% desses negócios estão com expectativa positiva para 2025.

Espaço Publicitáriocnseg

Leia também:

Comércio cresce 5% em 2024 até novembro | Monitor Mercantil

Dentre os 77% que estão mais otimistas, 30% deles acreditam que será um bom ano, pois devem investir mais em seus negócios no próximo ano. Outros 25% estão confiantes pois veem uma melhora na economia em 2025.

Os micro e pequenos empreendedores que vendem cosméticos se mostraram os mais animados para este ano: 83% deles acreditam que será um bom ano para vendas. Logo em seguida, aparecem os negócios de alimentação e vestuário, ambos setores com otimismo de 78%. A pesquisa revela que os profissionais da saúde são os menos confiantes, com índice de 70% para 2025.

A pesquisa abordou também os planos desses pequenos negócios para 2025. Aumentar a presença na internet e vender novos produtos e serviços são as opções mais citadas por 37% dos entrevistados. Outros 20% pretendem adotar novas tecnologias nos negócios, enquanto 20% do público não devem realizar mudanças em suas empresas no ano que vem.

“Entendemos que os micro e pequenos empreendedores brasileiros sempre apostaram em novos produtos e tendências para expandirem seus negócios. Mas é interessante ver como nossos clientes também estão associando o crescimento a uma maior presença online. Eles entendem que a internet pode deixar suas marcas mais famosas e permitir que seus produtos sejam vendidos para todo o planeta”, comenta a executiva.

Os empreendedores do Norte são os mais confiantes para o ano que se inicia: 89% deles estão animados. Em seguida, vemos os negócios do Nordeste – com índice de otimismo em 82%. O menor grau de otimismo está no Centro-Oeste, onde 72% dos empreendedores acreditam que 2025 será um bom ano para as vendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui