Quase 8 em cada 10 (77%, para ser exato) dos micro e pequenos empreendedores se sentem otimistas quanto à melhora das vendas em 2025. Apenas 4% estão pessimistas, e 19% estão neutros. A pesquisa online foi feita pela SumUp, empresa de soluções financeiras, junto a 517 micro e pequenos negócios da base de clientes entre 28 de novembro e 5 de dezembro de 2024. O otimismo do comércio contrasta com o pessimismo do mercado financeiro, que espera uma alta do PIB (indicador da economia do país) perto de 2%, muito abaixo dos 3,5% que deve ter crescido em 2024. Além disso, analistas afirmam que os juros mais altos afetarão as vendas.
“Entendemos que os empreendedores estão animados para o ano que vem porque estão tendo um bom 2024. Este vem sendo um ano muito positivo, com crescimento do PIB e baixo desemprego. Temos um índice proprietário, o ISM, que também aponta um aquecimento na atividade econômica dos micro e pequenos negócios. Esse cenário positivo está deixando os nossos clientes otimistas para o que vem em 2025”, explica Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais da SumUp.
Dentre os entrevistados, 44% deles acreditam que a economia do Brasil vai melhorar em 2025. Outros 33% têm a percepção que vai piorar. Ficaram neutros sobre o tema 23%. Questionados sobre suas vendas em 2024, 67% dos micro e pequenos empreendedores avaliam que o ano foi bom ou muito bom. Apenas 10% enxergam o período como negativo para seus negócios.
Analisando a faixa de faturamento, o relatório mostra que o maior otimismo é encontrado entre quem fatura de 5 e 10 salários-mínimos: 84% desses negócios estão com expectativa positiva para 2025.
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Dentre os 77% que estão mais otimistas, 30% deles acreditam que será um bom ano, pois devem investir mais em seus negócios no próximo ano. Outros 25% estão confiantes pois veem uma melhora na economia em 2025.
Os micro e pequenos empreendedores que vendem cosméticos se mostraram os mais animados para este ano: 83% deles acreditam que será um bom ano para vendas. Logo em seguida, aparecem os negócios de alimentação e vestuário, ambos setores com otimismo de 78%. A pesquisa revela que os profissionais da saúde são os menos confiantes, com índice de 70% para 2025.
A pesquisa abordou também os planos desses pequenos negócios para 2025. Aumentar a presença na internet e vender novos produtos e serviços são as opções mais citadas por 37% dos entrevistados. Outros 20% pretendem adotar novas tecnologias nos negócios, enquanto 20% do público não devem realizar mudanças em suas empresas no ano que vem.
“Entendemos que os micro e pequenos empreendedores brasileiros sempre apostaram em novos produtos e tendências para expandirem seus negócios. Mas é interessante ver como nossos clientes também estão associando o crescimento a uma maior presença online. Eles entendem que a internet pode deixar suas marcas mais famosas e permitir que seus produtos sejam vendidos para todo o planeta”, comenta a executiva.
Os empreendedores do Norte são os mais confiantes para o ano que se inicia: 89% deles estão animados. Em seguida, vemos os negócios do Nordeste – com índice de otimismo em 82%. O menor grau de otimismo está no Centro-Oeste, onde 72% dos empreendedores acreditam que 2025 será um bom ano para as vendas.