Petróleo para o desenvolvimento do Brasil

137

A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) divulgará dia 30 o Programa Setorial para as Eleições Gerais de 2018. O estudo apresenta diagnóstico e propostas para o setor do petróleo, gás natural e energia, no sentido de assegurar a soberania e promover o desenvolvimento nacional.

Entre as propostas, está reverter privatizações de ativos da Petrobras e leilões de petróleo ocorridos no período Temer e garantir a continuidade operacional das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafens) e da Petrobras Biocombustível (PBIO).

Outra medida será rever a política de preços dos combustíveis – que tanto prejuízo causou ao país, principalmente, mas não só, com a greve dos caminhoneiros.

Desenvolver a política de conteúdo local é outra bandeira levantada pela Aepet. Como disse o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, “estão querendo trocar um modelo bem-sucedido, inspirado pela Noruega, por um desastre econômico e social, cujo símbolo entre estudiosos é a Nigéria”.

Espaço Publicitáriocnseg

O estudo propõe que seja assegurado o direito da Petrobras como operadora única no pré-sal. Deve-se revisar a Lei da Partilha e adotar prioritariamente a contratação direta para prestação de serviços para garantir, no mínimo, 70% do óleo lucro para a União e elevação da participação mínima da Petrobras de 30% para 60% nos consórcios.

A Aepet propõe limitar a exportação de óleo cru. “Nenhum país se desenvolveu exportando petróleo por multinacionais estrangeiras”, sentencia a Associação. Uma política para o setor passa também por investimentos crescentes em Ciência e Tecnologia, biocombustíveis e energias potencialmente renováveis.

O Programa pode ser acessado em www.aepet.org.br/w3/index.php/artigos/noticias-em-destaque/item/1980-video-explica-as-propostas-da-aepet-sobre-petroleo-e-energia-para-as-eleicoes-de-2018

A apresentação começará às 18h, na sede do Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124, 20º Andar, Centro, RJ).

 

Saúde em destaque

A Fiocruz recebe, desta quinta a domingo, o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018. Trata-se do maior evento da área de saúde da América Latina. O encontro, que reunirá 7 mil congressistas, tem como objetivo fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

A médica Michelle Bachelet, presidente do Chile por dois mandatos (2006–2010 e 2014–2018), fará a palestra de abertura com o tema “Direitos e democracia: sistemas universais e públicos de saúde”.

O encontro abrigará a apresentação de 5.653 comunicações científicas, oriundas de mais de 3 mil instituições, entre universidades e centros de pesquisas públicas e privadas, além de secretarias municipais e estaduais, governo federal e movimentos sociais. Mais de 120 atividades científicas acontecerão em simultâneo em 22 espaços do campus da Fiocruz.

 

Auxílio-moradia

A Previdência começou a cobrar de volta o dinheiro que aposentados conseguiram obter na justiça, via tutela antecipada, a título de desaposentação, tese desmontada pelo STF. Aparentemente, contam com apoio do Judiciário para bloquear os valores nas aposentadorias, limitados a 30% do que é pago por mês.

Desde 2014, magistrados e membros do MP recebem auxílio-moradia, cuja legalidade é questionada no Supremo (a ação dormita com o relator, ministro Luiz Fux). Se considerado ilegal, todos deverão devolver a bufunfa recebida irregularmente?

 

Rapidez

A PF diz que já tem pistas para identificar os manifestantes que jogaram tinta vermelha no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira. Já o ataque a tiros à carava do PT no Sul, ou ao acampamento em curitiba, continuam na lista de crimes sem solução.

 

Rápidas

A Fecomércio MG divulga nesta quinta-feira estudo da CNC com a estimativa da Empregabilidade no Turismo em Minas Gerais *** Nesta quinta-feira, o West Shopping recebe show especial gratuito da banda Falsas Amélias, a partir das 19h *** No domingo, o grupo Bokaloka se apresenta no Shopping Jardim Guadalupe, a partir das 19h, com pagode e da roda de samba *** Felipe Costa, CEO da Midea Carrier Brasil desde 2015, assume também o cargo de CEO para o Cone Sul (Argentina, Brasil e Chile) *** O Balé da Cidade de São Paulo se junta à companhia sul-coreana Modern Table para o espetáculo NAK:TA, em uma única apresentação gratuita em 31 de julho, às 20h, no Theatro Municipal de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui