O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, confirmou que o economista Jose Antonio Ocampo será seu ministro da Fazenda, após assumir a presidência colombiana em 7 de agosto. “Construir uma economia produtiva e uma economia para a vida”, escreveu Petro em sua conta no Twitter.
Antonio Ocampo, 69 anos, é economista com doutorado em filosofia pela Yale University, Estados Unidos, e professor da Columbia University, instituição que lhe concedeu licença para ocupar seu próximo cargo no governo da Colômbia.
Ele ocupou cargos de destaque ao longo da sua carreira, incluindo o de ministro das Finanças do ex-presidente Ernesto Samper (1994-1998) e codiretor do Banco da República até dezembro de 2019. Descrito como “liberal progressista”, foi secretário-executivo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), além de diretor da Fundação para o Ensino Superior e Desenvolvimento, além de professor visitante em universidades estrangeiras como Cambridge, Oxford e Yale.
Dentro de sua carreira, destaca-se o cargo de Secretário-Geral Adjunto do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os desafios que o próximo ministro da Fazenda colombiano terá que enfrentar está a estruturação de uma nova reforma tributária para lidar com fenômenos como inflação e desemprego.
Leia também: