Petrobras analisa com Masdar, dos Emirados, projetos no Brasil

Prates teve reuniões com executivos de algumas das maiores empresas de energia do Golfo nesta semana

262
Jean Paul Prates (Foto: Tomaz Silva/ABr)
Jean Paul Prates (Foto: Tomaz Silva/ABr)

Em seu perfil da rede social X (antigo Twitter), na quinta-feira, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, relatou análises conjuntas com a Masdar, dos Emirados Árabes Unidos, de oportunidades e projetos no Brasil. Prates esteve em viagem ao Golfo nesta semana e deu várias notícias sobre ações das companhias árabes com a Petrobras e no Brasil.

A abertura futura de uma subsidiária da Kuwait Foreign Petroleum Exploration Co. (Kufpec) no Brasil foi uma das informações divulgadas, assim como o pedido da Petrobras à saudita Aramco para análise conjunta de oportunidades e as conversas com a Mubadala para reconfiguração societária e operacional da refinaria adquirida da Petrobras pelo fundo.

Na mensagem da quinta-feira, o presidente da Petrobras disse que finalizava a agenda nos Emirados com reunião na Masdar, estatal de energia renovável do país, com o CEO, Mohamed Jameel Al Ramahi, e o diretor de Eólicas Offshore, Husain Al Meer.

“Tratamos de dar continuidade às análises conjuntas de oportunidades e projetos no Brasil”, escreveu. Também houve reunião virtual de equipes técnicas das duas empresas.

Espaço Publicitáriocnseg

Sobre a visita na estatal saudita Saudi Aramco, que é líder mundial na produção de petróleo e gás, Prates informou que propôs ao CEO, Amin Nasser, a análise conjunta das oportunidades na América Latina e Caribe e escreveu que a companhia árabe possui uma das maiores refinarias do mundo em Port Arthur, no Texas e que comprou a franquia BR, da Petrobras, no Chile.

Segundo Prates, também foi assunto com a Aramco juntar esforços na concepção de nova visão do mercado revendedor e distribuidor de combustíveis e lubrificantes, ante a evolução da eletrificação das frotas e maior participação do gás e dos biocombustíveis nas matrizes de transportes, além do crescente coprocessamento de óleo vegetal nas refinarias de petróleo. O presidente da Petrobras disse que as empresas vão construir um calendário de entendimentos e visitas mútuas até meados de março.

O executivo esteve também no Kuwait com o CEO da Kuwait Petroleum Corporation (KPC), Nawaf Al Sabah, o CEO da Kufpec, Mohammad Al Haimer, e a CEO da Petrochemical Industries Co. (PIC), Nadia Al Hajji.

“Em breve teremos boas notícias para as parcerias dessas três empresas com a Petrobras, inclusive com a abertura de uma subsidiária da Kufpec no Brasil”, escreveu.

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui