A Petrobras anunciou, nesta quarta-feira, a descoberta de acumulação de gás em um poço exploratório no litoral da Colômbia. O poço Copoazu-1 fica na Bacia de Guajira, no Mar do Caribe, a 36 km da costa. De acordo com comunicado da companhia a investidores, o poço no Bloco GUA-OFF-0 fica em águas profundas, sob lâmina d’água de 964 metros, a 76 km da cidade de Santa Marta.
A Petrobras considera que a descoberta “consolida a província gasífera e o potencial de gás no offshore colombiano, ao mesmo tempo em que adiciona um maior volume de gás para contribuir com a segurança energética da região”.
O novo poço fica a 8 km de duas descobertas da Petrobras consideradas significantes: os poços Sirius-1 e Sirius-2. “Ressalta a relevância dentro do contexto exploratório do Bloco Gua-Off-0”, diz a estatal.
“Os intervalos portadores de gás foram constatados por meio de perfis elétricos e amostragem de fluido, confirmando presença de gás em outro objetivo além do objetivo principal, tornando a descoberta ainda mais relevante.”
A perfuração do poço foi iniciada em 11 de novembro de 2025. A Petrobras atua na exploração e produção de petróleo e gás na Colômbia por meio da subsidiária Petrobras International Braspetro B.V – Sucursal Colômbia (PIB-COL).
A exploração foi feita em consórcio com a estatal colombiana Ecopetrol. Os colombianos detêm 55,56% do consórcio, e os brasileiros, 44,44%. Apesar de minoritária, a Petrobras é a operadora da exploração no bloco.
A Petrobras informou que a atuação no bloco exploratório colombiano está alinhada à estratégia de longo prazo que visa à “recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria com outras empresas, assegurando o atendimento à demanda global de energia durante a transição energética”.
A região onde estão os poços Sirius pode ser entendida como parte da margem equatorial, como afirmou a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, em 5 de dezembro de 2024. Na ocasião, a estatal informou ter descoberto na região o maior reservatório de gás natural da história do país vizinho.
Apesar do grande volume de gás, a estatal brasileira afirmou, também na ocasião, que o destino da produção seria para o mercado de gás colombiano, devido à grande demanda do país.
Com informações da Agência Brasil
Leia também:
-
Moraes afirma que houve cooptação integral do Rio pela Refit
Operação Sem Refino: Cláudio Castro é alvo de busca e apreensão; outro alvo é Ricardo Magro, dono da Refit, de Manguinhos.
-
Banco dos Brics atenderá aspirações do Sul Global, diz Dilma
NDB, o Banco dos Brics, realizou em Moscou sua reunião anual e reforçou compromisso com infraestrutura do Sul Global.
-
China e EUA: perspectiva boa, pouco de concreto
Encontro entre presidente da China e dos EUA estabelece “relação de estabilidade estratégica, mas avanço é moderado.
-
STF abre investigação sobre desvio de emendas para filme sobre Bolsonaro
Denúncia, feita pela deputada Tabata Amaral, sobre desvio de emendas parlamentares para ONGs ligada à produtora do filme sobre Bolsonaro.
-
81 milhões de inadimplentes e o desafio de reinventar o crédito no Brasil
Alta da inadimplência expõe desafios do sistema financeiro e reforça debate sobre acesso mais inclusivo ao crédito. Por Vanderson Aquino
-
Ministério Público formaliza denúncia contra executivos da Ultrafarma
Empresários são acusados por formação de quadrilha





















