Petrobras escolhe startups para atender os seus projetos de inovação

Empresas foram selecionadas no segundo edital do programa Conexões para Inovações – Módulo Startups.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Dezoito projetos foram selecionados no segundo edital do programa da Petrobras Conexões para Inovações – Módulo Startups, em parceria com o Sebrae. As empresas, selecionadas entre mais de 300 inscritas no país, receberão investimentos no total de R$ 10 milhões, que será aplicado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a companhia, nas áreas de tecnologias digitais, robótica, eficiência energética, corrosão, redução de carbono, modelagem geológica e tecnologias de inspeção. As empresas vencedoras utilizarão financiamento para desenvolver produtos ou serviços aplicados ao setor de óleo, gás e energia, explicou a estatal nesta sexta-feira.
Interagir com startups é uma experiência transformadora, que nos conecta às inúmeras iniciativas para a aceleração da inovação na companhia. Estamos abertos às ideias inovadoras capazes de gerar valor para o nosso negócio e oferecer soluções ágeis para as demandas do setor”, afirma o diretor de Transformação Digital e Inovação da companhia, Nicolás Simone.
Segundo ele, o edital do programa trouxe 54 desafios, em nove diferentes áreas: tecnologias digitais, robótica, eficiência energética, catalisadores, corrosão, redução de carbono, modelagem geológica, tecnologias de inspeção e tratamento de água.
De maior escala, a seleção teve 363 startups inscritas, cem a mais do que a edição anterior. Trinta empresas, selecionadas na primeira fase, em julho, receberam suporte da Petrobras e do Sebrae para refinamento das propostas e dos modelos de negócios. Na semana passada (22 e 23) foi realizada a última etapa da seleção, onde por meio pitches, apresentações curtas - e virtuais devido à pandemia - as startups mostraram seus produtos e serviços inovadores para uma banca de executivos da companhia.

Assessoria

As startups terão a assessoria da Petrobras e do Sebrae para que suas soluções tenham os benefícios comprovados e modelos de negócios que garantam a geração de valor no curto prazo e inserção competitiva no mercado. Para os projetos finalizados com sucesso, a Petrobras buscará viabilizar a continuidade do seu desenvolvimento com a implantação e testes em campo de um lote piloto ou serviço pioneiro.

 

Empresas selecionadas:

Empresa proponente (ordem alfabética)

Estado

Vertical Tecnológica

Alfa Sense

SP

Redução de Carbono

Bonpet Systems Brasil

SP

Tecnologias Digitais

Ctr3sm

MG

Robótica

Energética Resíduos & Energia

MG

Tecnologias Digitais

HUEZ Telecom

RS

Tecnologias Digitais

Immer Messen Sensores

PR

Eficiência Energética

INSTOR

RS

Robótica

LTrace

SC

Modelagem Geológica

Mogai

ES

Corrosão

Oncase

PE

Tecnologias Digitais

PS Soluções

MG

Tecnologias Digitais

TCS

MG

Tecnologias de Inspeção

The Insight

SC

Tecnologias Digitais

Trisolution

RS

Tecnologias Digitais

Unidroid Robótica do Brasil

SP

Robótica

Upsensor

RS

Tecnologias Digitais

VERTESIS

SC

Tecnologias Digitais

Vidya Technology

PR

Tecnologias Digitais

 

 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor