Petrobras lança primeiro combustível carbono neutro

104
Inflação na gasolina
Posto de gasolina (foto ABr)

A Petrobras lançou, nesta terça-feira, a nova Gasolina Petrobras Podium carbono neutro, a primeira do mercado brasileiro a ter suas emissões de gases de efeito estufa (GEEs) totalmente compensadas. Como parte da estratégia de fortalecer seu posicionamento na transição energética, a companhia irá compensar as emissões GEEs da Gasolina Podium em todo o ciclo de vida do produto, por meio de créditos de carbono gerados por ações de preservação ou de recuperação florestal de biomas nacionais.
A nova gasolina foi desenvolvida no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Produzida, atualmente, na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), está disponível, exclusivamente, nos Postos Petrobras selecionados das principais cidades do país.
Segundo a companhia, a Gasolina Petrobras Podium tem o menor teor de enxofre do mercado e a maior octanagem de fábrica, o que melhora o desempenho do veículo e, também, colabora para a eficiência do transporte e para uma menor emissão de GEEs, destacou em nota a Petrobras. “O lançamento da nova Gasolina Petrobras Podium carbono neutro impulsiona, ainda mais, nossa estratégia de ofertar combustíveis mais sustentáveis, modernos e eficientes. A nova gasolina antecipa o futuro para esse mercado” afirma o diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Claudio Romeo Schlosser.
A Gasolina Petrobras Podium que chega ao usuário final terá suas emissões previamente compensadas antes da venda do produto ao consumidor. O combustível teve suas emissões determinadas, envolvendo extração e produção das matérias-primas, transportes, processamentos, distribuição e uso final.
Para o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Maurício Tolmasquim, “a Petrobras já reduziu em cerca de 40% suas emissões de GEEs desde 2015. Além disso, anunciamos, recentemente, a intenção de ampliar investimentos em renováveis e soluções de baixo carbono. A aquisição de créditos de carbono é complementar e permite ofertar produtos mais sustentáveis, enquanto apoiamos a descarbonização no Brasil, já que a rubrica de mudança de uso da terra é a mais relevante do nosso inventário nacional. O Brasil apresenta uma das matrizes energéticas mais descarbonizadas do mundo”.

Investimento

A Petrobras entrou, recentemente, no mercado voluntário de créditos de carbono ao adquirir 175 mil créditos gerados por ações de preservação da Floresta Amazônica. Cada crédito representa uma tonelada de CO2 equivalente, totalizando 175 mil toneladas de GEEs neutralizadas. Esses créditos correspondem à preservação de uma área de 570 hectares ou 800 campos de futebol.
Segundo Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing da Vibra, a empresa tem o compromisso de apoiar a transição energética. “Ter a Gasolina Petrobras Podium carbono neutro em nossos postos é um passo importante nesta missão. Nosso time trabalha visando a evolução, buscando sempre embarcar tecnologia e inovação em nossos produtos. Vamos continuar expandindo a nossa presença e oferta da nova Podium em novas regiões e praças para que os clientes de todo o país tenham acesso a produtos com mais benefícios e atributos”, acrescentou.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui