Junho começa com os investidores locais focando no nível de atividade: a divulgação do PIB referente ao primeiro trimestre do ano deve concentrar as atenções no início da manhã. Além disso, a participação de Paulo Guedes em uma audiência na Câmara dos Deputados também fica no foco, especialmente se o ministro falar sobre reformas como a administrativa e a tributária. Lá fora, o último mês do primeiro semestre marca a volta do feriado nos EUA e no Reino Unido, e começa com expectativas positiva por conta de indicadores de atividade que foram divulgados. É o caso, por exemplo, do PMI da Zona do Euro, que registrou o terceiro recorde consecutivo ao subir a 63,1 pontos em maio. No Reino Unido o mesmo indicador também atingiu nível recorde enquanto, na China, o PMI industrial subiu pelo 13º mês consecutivo e atingiu, com isso, o maior valor do ano de 2021.
No noticiário corporativo dessa terça, a Cosan (CSAN3) informou que a Raízen suspendeu a divulgação de guidance de resultados, pois pretende protocolar na CVM, nos próximos dias, o seu pedido de IPO. A companhia não informou o tamanho da oferta, mas os meios de comunicação especulam algo em torno de R$ 10 bilhões. A Itaúsa (ITSA3) anunciou um investimento de R$ 1,2 bilhão na companhia de saneamento Aegea, que recentemente foi a vencedora de dois blocos no leilão de ativos da Cedae. Segundo o “Valor”, o BB (BBAS3) deve realizar uma troca na Presidência da BB Seguridade (BBSE3) como parte das mudanças que estão sendo estabelecidas pelo novo presidente do banco, Fausto Ribeiro.
Nesta manhã, o comportamento era positivo nos principais mercados do mundo. Na Europa, Londres subia 1,13% e Frankfurt operava em alta de 1,40%. Em Nova York a volta do feriado também começava com ganhos, e Dow Jones e S&P futuros subiam, respectivamente, 0,53% e 0,45%.
.
Helena Veronese
Economista-chefe da Consulenza