PIB do Rio deve crescer 2,6% em 2022

1027
Produção de bebidas (Foto: CNI)
Produção de bebidas (Foto: CNI)

A indústria deve ser o ramo da economia no Rio de Janeiro com maior dinamismo em 2022, com crescimento de 3,3% no período, enquanto o PIB do Estado terá avanço de 2,6% no ano. A estimativa faz parte de estudo especial do Departamento Econômico do Santander sobre economia regional.

Segundo o levantamento, que contém projeções do banco para todos os estados e regiões do País de 2020 a 2023, o PIB brasileiro vai aumentar 2,6% em 2022, seguindo a média dos quatro estados do Sudeste no acumulado do ano. Os últimos dados oficiais para as economias estaduais foram divulgados pelo IBGE em 2019.

A contribuição do PIB dos serviços no Rio de Janeiro, segmento que mais sofreu com as medidas de restrição à mobilidade impostas durante a pandemia, também será relevante. Para o Santander, a atividade terciária – que, dentro do PIB, também engloba o comércio – deve crescer 2,3% em 2022.

“O Sudeste foi uma das regiões mais afetadas no setor de serviços em razão das restrições relacionadas à pandemia. A retomada em 2021 e 2022 se mostra relativamente homogênea entre os Estados da região”, observa Gabriel Couto, economista do Santander e autor do estudo.

Espaço Publicitáriocnseg

Nos cálculos de Couto, a agropecuária no Rio de Janeiro terá leve queda, de 0,2%, no acumulado do ano, após expansão de 0,6% em 2021. Este segmento tem peso reduzido na economia fluminense, de apenas 0,5%, ante 2% na média do Sudeste, observa o economista do Santander.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui