PIB melhora na Zona do Euro

A economia portuguesa foi a quem mais cresceu (11,9%)

Dados divulgados nesta terça-feira pelo serviço estatístico da União Europeia (UE), o Eurostat, o crescimento homólogo do Produto Interno Bruto (PIB) acelerou na Zona Euro para os 5,1% e no bloco europeu para os 5,2%, depois de terem avançado, respetivamente 4,7% e 4,9% no trimestre anterior.

Na variação em cadeia, o PIB cresceu 0,3% na Zona Euro (em linha com os últimos três meses de 2021) e 0,4% na UE (uma ligeira baixa face aos 0,5% do período anterior, destacou o Diário de Notícias, de Portugal.

Entre os 20 Estados-membros para os quais há dados disponíveis, a economia portuguesa foi a quem mais cresceu (11,9%), entre janeiro e março, em termos homólogos, seguindo-se a da Áustria (8,7%) e a da Hungria (8%). Também na comparação com o trimestre anterior, o PIB de Portugal registou o maior crescimento (2,6%), seguindo-se a Áustria (2,5%) e a Polónia (2,4%). Na variação em cadeia, três Estados-membros, a Suécia (-0,4%), a Itália (-0,2%) e a Dinamarca (-0,1%) viram o seu PIB recuar.

O Eurostat inclui ainda dados sobre o emprego no boletim, mas sem especificar por Estado-membro, divulgando que este indicador subiu 2,6% na zona euro e 2,5% na UE, em termos homólogos, acima dos 2,1% em ambas no trimestre anterior. Na comparação em cadeia, o emprego avançou 0,5% nos países do euro e 0,4% na UE, face aos 0,4% em ambas as zonas no último trimestre de 2021.

Leia também:

Ucrânia anuncia que cortará 1/3 do fornecimento de gás à Europa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Sanções contra Rússia levam inflação na Europa para perto de 2 dígitos

Preços da energia subiram 42% em 1 ano.

Emprego cresce na Espanha após mudanças na reforma trabalhista

Números ainda são influenciados pela recuperação pós-pandemia.

Preço do cobre cai 25% desde o pico em 2022

Riscos de recessão aceleraram desvalorização do metal.

Últimas Notícias

Reservatórios fecham junho com o melhor índice em 10 anos

Período seco está iniciando o seu terceiro mês e afluências devem ficar abaixo da média na primeira semana de julho.

China lançará esquema de conexão de swap de juros Continente-HK

O banco central chinês, o Banco Popular da China (PBOC), anunciou na segunda-feira a aprovação de três instituições de infraestrutura financeira para desenvolver um esquema de acesso mútuo conectando os mercados de swap de taxas de juros do continente chinês e da Região Administrativa Especial de Hong Kong (HKSAR), informou Xinhua Finance nesta segunda-feira.

Presidente do Egito inaugura teste de VLT fabricado na China

O primeiro sistema de transporte Veículo Leve sobre Trilhos Eletrificados (VLT) do Egito, construído em conjunto por empresas chinesas e egípcias, começou seu teste no domingo.

‘Estados nunca respeitaram o princípio da seletividade’

Segundo tributarista, lei do ICMS 'nada mais fez do que acompanhar decisão do STF'.

Semana promete com agenda econômica importante lá fora

No Brasil, os destaques ficam com a percepção de que as rachaduras no Teto de Gastos são irrecuperáveis.