PIB: trajetória de retomada para 2021 ainda é incerta

323
Vacina (Foto: ABr/arquivo)
Vacina (Foto: ABr/arquivo)

Comentários – O PIB brasileiro cresceu 3,2% no quarto trimestre de 2020 em relação ao trimestre anterior, mas fechou o ano em queda de 4,1%, 0,1% acima das expectativas de mercado.

Em relação aos setores, no último trimestre do ano, a agropecuária caiu 0,5%, indústria cresceu 1,9% e serviços subiu 2,7%. Os destaques positivos foram para a indústria de transformação (4,9%) e transporte, armazenagem e correio (6,2%).

Pelo lado da demanda, a Formação Bruta de Capital Fixo teve alta de 20% em relação ao trimestre anterior, acompanhada de aumentos na despesa de consumo das famílias (3,4%), despesa de consumo da administração pública (1,1%) e da importação de bens e serviços (22%). Por outro lado, exportação de bens e serviços caiu 1,4%.

Os números consolidados do ano apontam para a retomada do crescimento após a queda brusca resultante do início da pandemia (-10,9% no segundo trimestre do ano). Contudo, a trajetória de retomada para o ano de 2021 ainda é incerta, pois dependerá principalmente do cronograma de vacinação. Pesam ainda fatores negativos como a ausência de auxílio emergencial, possibilidade de redução da mobilidade por conta da pandemia e problemas na cadeia logística de produção nos primeiros meses do ano.

Espaço Publicitáriocnseg

.

Felipe Sichel

Estrategista-chefe do Banco Digital Modalmais

Leia mais:

Mudança de sinais

Quatro conselheiros da Petrobras decidem deixar o cargo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui