Pimentão e goiaba entre os alimentos com mais venenos

Anvisa: 23% dos alimentos testados tinham agrotóxicos proibidos ou acima do volume permitido.

Conjuntura / 01:48 - 24 de out de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A Anvisa usou tom otimista na publicação do relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos com resultados de testes feitos em frutas e legumes entre 2017 e 2018. Mas o documento não colocou de forma clara informações de alto interesse público que foram destaque na divulgação de relatórios anteriores.

Por exemplo, quais são os alimentos em que mais foram detectados agrotóxicos em doses problemáticas? A Agência Pública e a Repórter Brasil analisaram os dados brutos do relatório em busca dessa e de outras respostas.

A agência divulgou que, no geral, 23% dos alimentos testados tinham agrotóxicos proibidos ou acima do volume permitido. Esse quadro preocupa mais quando se olha alguns itens específicos. O pimentão foi de novo o campeão de problemas. Em cada 10, oito tinham agrotóxicos proibidos ou acima do permitido. A novidade do relatório atual foi o segundo lugar para a goiaba, que teve 42% das amostras testadas com doses acima do recomendado ou agrotóxicos proibidos. Em seguida ficaram a cenoura com 39% de desconformidade, e o tomate com 35%. Leia também: Segundo o Google a pesquisa como fazer uma mini horta no quintal cresceu mais de 50% nos últimos meses.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor