Do economista Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia, neste fim de semana, vem mais um alerta sobre as consequências da insistência em políticas recessivas: a Europa, nos últimos anos, cresce menos do que entre 1929 e 1935, auge da Grande Depressão.
Reduzir custos
Pequenas e médias empresas, que costumavam ter conta corrente, em média, em 1,62 banco, reduziram para 1,48 nos últimos três anos. O movimento acompanha o aumento da concentração no setor, de 3,2 pontos percentuais no mesmo período, segundo pesquisa do Instituto Fractal. Foram feitas 4.510 entrevistas junto a empresas com faturamento bruto de até R$ 10 milhões.
Para Celso Grisi, presidente do instituto, o resultado se deve ao fato de as companhias necessitarem reduzir seus custos relacionados às contas correntes, “evitando assim o pagamento de mais tarifas e outras taxas bancárias”.
Desalento
O resultado do primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Roma levou alguns analistas a deduzirem, apressadamente, ser um marco no descenso do Movimento 5 Estrelas, de Beppe Grilo. Essa análise aponta que, em relação às eleições para o Parlamento, há dois meses, a agremiação de Grilo, então a mais votada, perdeu um terço dos votos conquistados.
Noves fora não haver simetria perfeita entre eleições municipais e pleitos nacionais, essa abordagem desconsidera que a perda dos votos do 5 Estrelas foi acompanhada de forte aumento da abstenção – o comparecimento às urnas recuou de 78,84% para 62,38%, uma queda de 20%, em relação à eleição nacional. Ou seja, boa parte dos eleitores que não acompanharam o movimento de Grilo pode, simplesmente, ter desistido de votar. Nesse caso, o não voto é muito mais uma demonstração de desânimo dos romanos do que uma guinada ideológica.
Pensamento único
Apesar do resultado abaixo do obtido para o Parlamento, o 5 Estrelas, mais uma vez, será o fiel da balança no segundo turno. Este será disputado entre Ignazio Marino, do Partido Democrata (PD) – uma combinação de PT e PSDB – que teve 41% dos votos, segundo as projeções de boca de urna, e o direitista Gianni Alemanno, do Partido das Liberdades (PDL), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que teria 31%. Como Marcello de Vito, do 5 Estrelas, teria conquistado por volta de 13%, o peso dos seus eleitores definirá o vencedor.
Na verdade, o que analistas conservadores desejam é que o movimento de Grilo seja enquadrado na mesma lógica binária que divide os governos, não apenas italianos, entre os abertamente neoliberais e os envergonhadamente neoliberais. Pelo visto, plagiando Garrincha, falta combinar com uma parcela considerável do eleitorado. E o que Grilo e movimentos semelhantes necessitam é definir explicitamente alternativas à agenda única, indo além da crítica moral ao status quo.
Greve
Os servidores do Sindicato da Procuradoria-Geral do RS (Sindispge) deflagraram, pela primeira vez, greve geral. A decisão foi tomada em assembléia nesta segunda-feira. A categoria pede reajuste salarial de 26,% que reponha perdas inflacionárias. A greve, por tempo indeterminado, começa dia 3 de junho.
Até sexta
Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até o próximo dia 31 para transmitir as informações fiscais e previdenciárias para o fisco em relação a 2012. “Caso não as transmitam, eles terão que pagar uma multa de 2% por mês de atraso sobre os tributos devidos, observando-se a multa mínima de R$ 50”, ressalta o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio, Lúcio Fernandes.