27.4 C
Rio de Janeiro
terça-feira, janeiro 19, 2021

Pior do que em 30

Do economista Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia, neste fim de semana, vem mais um alerta sobre as consequências da insistência em políticas recessivas: a Europa, nos últimos anos, cresce menos do que entre 1929 e 1935, auge da Grande Depressão.

Reduzir custos
Pequenas e médias empresas, que costumavam ter conta corrente, em média, em 1,62 banco, reduziram para 1,48 nos últimos três anos. O movimento acompanha o aumento da concentração no setor, de 3,2 pontos percentuais no mesmo período, segundo pesquisa do Instituto Fractal. Foram feitas 4.510 entrevistas junto a empresas com faturamento bruto de até R$ 10 milhões.
Para Celso Grisi, presidente do instituto, o resultado se deve ao fato de as companhias necessitarem reduzir seus custos relacionados às contas correntes, “evitando assim o pagamento de mais tarifas e outras taxas bancárias”.

Desalento
O resultado do primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Roma levou alguns analistas a deduzirem, apressadamente, ser um marco no descenso do Movimento 5 Estrelas, de Beppe Grilo. Essa análise aponta que, em relação às eleições para o Parlamento, há dois meses, a agremiação de Grilo, então a mais votada, perdeu um terço dos votos conquistados.
Noves fora não haver simetria perfeita entre eleições municipais e pleitos nacionais, essa abordagem desconsidera que a perda dos votos do 5 Estrelas foi acompanhada de forte aumento da abstenção – o comparecimento às urnas recuou de 78,84% para 62,38%, uma queda de 20%, em relação à eleição nacional. Ou seja, boa parte dos eleitores que não acompanharam o movimento de Grilo pode, simplesmente, ter desistido de votar. Nesse caso, o não voto é muito mais uma demonstração de desânimo dos romanos do que uma guinada ideológica.

Pensamento único
Apesar do resultado abaixo do obtido para o Parlamento, o 5 Estrelas, mais uma vez, será o fiel da balança no segundo turno. Este será disputado entre Ignazio Marino, do Partido Democrata (PD) – uma combinação de PT e PSDB – que teve 41% dos votos, segundo as projeções de boca de urna, e o direitista Gianni Alemanno, do Partido das Liberdades (PDL), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que teria 31%. Como Marcello de Vito, do 5 Estrelas, teria conquistado por volta de 13%, o peso dos seus eleitores definirá o vencedor.
Na verdade, o que analistas conservadores desejam é que o movimento de Grilo seja enquadrado na mesma lógica binária que divide os governos, não apenas italianos, entre os abertamente neoliberais e os envergonhadamente neoliberais. Pelo visto, plagiando Garrincha, falta combinar com uma parcela considerável do eleitorado. E o que Grilo e movimentos semelhantes necessitam é definir explicitamente alternativas à agenda única, indo além da crítica moral ao status quo.

Greve
Os servidores do Sindicato da Procuradoria-Geral do RS (Sindispge) deflagraram, pela primeira vez, greve geral. A decisão foi tomada em assembléia nesta segunda-feira. A categoria pede reajuste salarial de 26,% que reponha perdas inflacionárias. A greve, por tempo indeterminado, começa dia 3 de junho.

Até sexta
Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até o próximo dia 31 para transmitir as informações fiscais e previdenciárias para o fisco em relação a 2012. “Caso não as transmitam, eles terão que pagar uma multa de 2% por mês de atraso sobre os tributos devidos, observando-se a multa mínima de R$ 50”, ressalta o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio, Lúcio Fernandes.
 

Artigo anteriorDarwinianismo
Próximo artigoPadrão
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.