PIX deve fomentar a demanda por galpões no Brasil

235
Pix. Foto: Marcello Casal Jr /ABr
Pix (foto de Marcello Casal Jr.,/ABr)

Previsto para ser lançado no dia 16, o Pix, pagamento instantâneo brasileiro, deverá não só alavancar a velocidade de pagamentos eletrônicos, mas promover o aumento e a melhora na efetivação das vendas. De acordo com Renato Monteiro, CEO da Sort Investimentos, empresa que atua no mercado imobiliário com foco no investidor, quem não tem o recurso do cartão de crédito agora pode recorrer ao meio instantâneo, o que deverá ampliar as possibilidades de aquisições e inibir compras não finalizadas que hoje são feitas com a utilização de boletos bancários. Como consequência, a procura de empresas de e-commerce por locação de galpões logísticos terá um grande desenvolvimento o que, segundo Monteiro, significa grandes oportunidades para o investidor em imóveis logísticos.

“O movimento de compras online veio para ficar. Durante a pandemia, observamos um aumento considerável, através de pesquisas, nos pedidos pela internet. O lançamento do PIX deverá dar novo impulso ao setor. É uma ferramenta que vai preencher uma série de lacunas existentes em instrumentos de pagamentos disponíveis à população no momento, promovendo a inclusão financeira de muitas pessoas. Logo, o impacto no setor de varejo deve ser grande, com reflexo significativo na demanda por locação de galpões em condomínios logísticos, especialmente próximos dos grandes centros”, explica o CEO da Sort Investimentos Renato Monteiro.

“Os boletos como forma de pagamento são grandes desafios das lojas de e-commerce hoje. Por exemplo, quando você compra via boleto algumas empresas já colocam automaticamente no sistema que o produto está vendido. Se o boleto não é pago, a venda é perdida e o produto fica parado no estoque. Com o Pix, a comercialização será garantida na hora. Além disso, quem não tem cartões de crédito, agora pode ter acesso a uma série de produtos na internet via Pix”, explica.

Segundo dados do portal E-commerce Brasil, o índice de desistência de pagamentos por boleto bancário no e-commerce, em alguns casos, pode chegar a 30% ou 40%. “É importante dizer também que, com a nova forma de pagamento instantânea, o estoque será ainda mais valioso às empresas para atender o consumidor prontamente. Dessa forma, o galpão logístico eficiente será fundamental para manter a competitividade”, complementa.

Espaço Publicitáriocnseg

Com esse potencial de mercado relacionado ao e-commerce, interessados em investir em galpões para compra e locações têm uma oportunidade de alavancar seus ativos. A Sort Investimentos oferece consultoria na hora de escolher o terreno ou imóvel com diferenciais em localização, metragem e eficiência em termos de custo operacional, além de suporte jurídico e documentações. “Por meio dos consultores, oferecemos opções eficientes avaliando questões fundamentais como capacidade de armazenagem e distribuição. Assim, o investimento no imóvel terá a garantia da valorização e da rentabilidade com locações”, explica Monteiro.

Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2020 o e-commerce brasileiro registrou um aumento de 47%, sua maior alta nos últimos 20 anos. Com uma expansão, o Brasil chega à marca de 41 milhões de usuários adeptos ao comércio eletrônico. O estudo foi elaborado pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, e também aponta para um aumento no valor médio de desembolso que cresceu 6%. Esses números devem ganhar um impulso significativo com a chegada do Pix.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui