Estudo da ClearSale intitulado “Radar do Mercado Financeiro Brasileiro” apontou que o Pix é a funcionalidade bancária considerada mais útil por 95% dos brasileiros, reforçando a consolidação do pagamento instantâneo no cotidiano dos consumidores. Além disso, 47% dos entrevistados escolhem seu banco principal com base no recebimento de salário ou benefícios governamentais, seguidos por benefícios atrativos, como pontuação no cartão de crédito (41%) e taxas mais baixas (34%).
Ao todo, 33% dos participantes da pesquisa relataram ter sido vítimas de fraude financeira. Os golpes mais comuns, registrados nos últimos 12 meses, incluem fraudes no cartão de crédito, como clonagem e roubo de dados, mencionadas por 27% dos entrevistados. Ainda segundo o estudo, 21% relataram golpes via Pix, enquanto a clonagem de WhatsApp afetou 10% dos usuários e 14% mencionaram o golpe da falsa central telefônica.
A digitalização dos serviços financeiros trouxe benefícios, mas também desafios. Segundo a pesquisa, 92% dos entrevistados afirmam que priorizam segurança a rapidez em compras de cartão de crédito. Além disso, a preferência por notificação via aplicativo bancário (50%), como método de segurança, reforça a necessidade de investimentos contínuos na experiência digital. Enquanto isso, o segundo colocado, o WhatsApp, foi mencionado por apenas 16%. Outros canais ficaram bem atrás na preferência: 13% citaram ligações telefônicas, 12% optaram por e-mail e apenas 9% consideram o SMS a opção mais confiável.
O estudo também identificou um equilíbrio entre bancos tradicionais e digitais (neobanks). Enquanto as instituições financeiras tradicionais lideram em número de contas (55%) e preferência como principal opção (62%), os bancos digitais seguem ganhando espaço, representando 45% das contas e 38% da preferência dos consumidores.
O Radar do Mercado Financeiro foi elaborado com base em dados da ClearSale e na pesquisa nacional aplicada a 600 pessoas pela Dynata. A amostra é predominantemente formada por mulheres (53%), com idade entre 30 e 49 anos (52%), e tem maior concentração na região Sudeste (34,2%).
Já levantamento do Banco Central apontou que os pedidos de reembolso por golpes do Pix, utilizando o Mecanismo de Devolução Especial (MED), tiveram um aumento de 98% em 2024, totalizando R$ 10,2 bilhões. No entanto, apenas 31% desses pedidos foram aprovados e resultaram na devolução dos valores.
A ferramenta tem como objetivo reaver o dinheiro perdido em golpes e fraudes, e pode ser solicitada em até 80 dias após o crime.
Para ampliar a acessibilidade ao recurso, o BC determinou que, a partir de 1º de agosto de 2025, os aplicativos dos bancos deverão incluir um canal direto para registro de queixas relacionadas ao Pix.
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