Pizza Hut, Outback, Rei do Mate e Giraffas lançam app unificado

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Entregador (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)
Entregador (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

Pizza Hut, Outback, Rei do Mate e Giraffas se uniram para criar o aplicativo Quiq, plataforma para integração de seus deliveries. A plataforma foi aprovada nesta quinta-feira pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e deverá chegar ao mercado no final deste ano. As informações são do portal Giro News.

Ainda segundo o site, “a proposta, enviada ao órgão em dezembro de 2020, tem o objetivo de aumentar a concorrência no setor” e contará, ao todo, com oito empresas: além do Outback, Giraffas e Rei do Mate, as redes Brazil Fast Food Corporation (BFFC) – detentora do Bob’s, Doggis, Pizza Hut, KFC e Yoggi -, Halipar (dona de marcas como Montana Grill e Jinjin), Axionlog Uruguay, CIATC Participações e Bramex Comércio e Serviços: “as operações físicas das empresas continuarão separadas”, diz o portal.

Estudo preparado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a bandeira Alelo, mostra como o poder de compra dos benefícios recebidos por trabalhadores formais evoluiu durante a crise sanitária. Para isso, a Fipe avaliou uma amostra de dados fornecidos pela Alelo, incluindo informações relacionadas aos benefícios Alimentação e Refeição entre janeiro de 2018 e maio de 2021. Como referência para o cálculo do poder de compra, antes e após o início da pandemia, a instituição considerou o valor da cesta básica, calculado pelo Dieese para diversas capitais brasileiras no mesmo período.

Após dois meses de restrições, os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) mostraram uma recuperação no mês de maio, registrados sobre a quantidade de transações efetivadas (-46,2% em maio, ante -51,4% em abril) e o valor total gasto (-27,1% em maio, após -33,2% em abril), quando comparados ao mesmo período de 2019. A flexibilização das regras de operação dos estabelecimentos pode ter contribuído também para suavizar o impacto negativo apurado sobre o número de estabelecimentos que efetivaram ao menos uma transação, que passou de -6,9%, em abril, para -1,5%, em maio de 2021. Em conjunto, esses resultados reforçam a leitura recente dos indicadores comportamentais, destacando a capacidade de reação do consumo em um dos segmentos mais fragilizados pelas restrições da pandemia.

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Já em relação aos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), foi observada uma alta de 5,7% no valor total gasto (em relação à média em maio de 2019), enquanto que a quantidade de vendas se manteve 12,3% abaixo do patamar de referência pré-pandemia. Além disso, as últimas informações destacam que o número de estabelecimentos que efetivaram transações encerrou o mês com aumento de 4,1% em comparação com maio de 2019. Esses resultados reforçam a contínua relevância desse segmento para o abastecimento das famílias brasileiras desde o início da pandemia no país, em março de 2020, condição que tem se traduzido em níveis de consumo usualmente superiores aos de 2019, salvo pelo número de transações (provavelmente, pela concentração das compras em menos eventos).

Individualmente, com exceção do Acre, onde foi registrada elevação no valor gasto em restaurantes em maio, todas as demais unidades federativas exibiram queda no consumo em relação ao mesmo mês de 2019.

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