A Nissan anunciou um novo ciclo de investimentos no Brasil com a produção em Resende (RJ) da próxima geração do Kicks, um SUV inédito e uma nova motorização 1.0 turbo. O plano prevê R$ 2,8 bilhões de aporte até 2025.
Com o novo SUV para 2026 (sem revelar ainda seu porte), a Nissan quer tornar Resende um polo exportador para 20 países da América Latina. O Kicks chega antes, em 2025.
No Brasil, a meta é dobrar sua participação de mercado para 7% – hoje, a Nissan detém 3,4% com automóveis e comerciais leves.
O Kicks é o único produzido em Resende. A marca também comercializa os mexicanos Versa e Sentra, a picape argentina Frontier e o elétrico Leaf, importado da Inglaterra.
O anúncio foi feito diante de quase 2.500 pessoas, a maioria colaboradores da fábrica. Estiveram presentes na cerimônia o governador do Rio, Cláudio Castro; o presidente da Nissan América do Sul, Guy Rodriguez; o presidente da Nissan Brasil, Gonzalo Ibarzábal; e pela primeira vez no Brasil, o CEO global da Nissan, Makoto Uchida.
A Nissan completou 23 anos no Brasil e está às vésperas de completar dez anos instalada em Resende.
Audi lança série especial do Q3 quase exclusiva
Para celebrar um duplo aniversário, a Audi preparou duas séries limitadas do Q3, denominadas Anniversary Edition: são 50 unidades do Q3 e outras 50 do Q3 Sportback.
Produzidos em São José dos Pinhais (PR), os SUVs celebram os 30 anos da chegada da marca ao País por Ayrton Senna, em novembro de 1993, e também o primeiro ano da produção do Q3 no Brasil.
Baseada na versão topo de linha Performance Black, a edição limitada do Q3 sai por R$ 372.990 e do Q3 Sportback, R$ 392.990.
Os dois SUVs receberam itens inéditos no visual e novos conteúdos. As caixas de rodas têm pintura no mesmo tom da carroceria, enquanto capas dos retrovisores e moldura singleframe da grade frontal estão pintados em black piano.
As rodas de desenho exclusivo de 20” com pneus 255/40. Os faróis full LED contam com a tecnologia Matrix, uma evolução que otimiza o facho de luz e não ofusca os veículos no sentido contrário. Faróis e lanternas possuem setas dinâmicas.
Entre os conteúdos, destaque para o multimídia de 10,25”, bancos que combinam microfibra e couro, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands-free, teto solar elétrico panorâmico, Audi Phone box light e aviso de saída de faixa.
Os passageiros do banco traseiro contam com sistema corrediço (13 mm no Sportback e 15 mm no SUV), com 7 posições para o encosto.
O Q3 traz sob o capô o mesmo motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que rende 231 cavalos de potência e 34,6 kgfm de torque. A tração é integral sob demanda e a transmissão Tiptronic é de oito marchas.
Volks inicia as vendas da nova Kombi elétrica
Com um pequeno lote de 70 unidades, a Volkswagen anuncia a chegada da ID. Buzz (ou a Kombi elétrica) ao Brasil. Assim como o ID.4, o novo modelo só está disponível por assinatura, o VW Sign&Drive.
Os planos para ter a novidade a novidade na garagem partem de R$ 12.490 (no caso da assinatura por 48 meses e franquia de 1.500 km ao mês) a R$ 17.890 mensais no caso do contrato por 2 anos e rodar 3.100 km por mês.
É possível alugar ou comprar um wallbox. Pela locação, é possível fazer em 24 de R$ 599. Se preferir adquirir o equipamento, sai a R$ 7.649.
O motor elétrico da ID.Buzz, instalado no eixo traseiro, gera 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. A bateria de 77 kWh garante autonomia de 420 km pelo padrão europeu. Calcula-se que pelo Inmetro, será reduzida para próximo de 300 km.
A nova Senhora (brincadeira em alusão ao apelido da antiga Kombi, que era Velha Senhora) tem espaço para 5 pessoas, com porta-malas de 1.121 litros.
Toda tecnológica na versão Pro, traz tela multimídia de 10”, faróis LED Matrix, interior vegano com materiais recicláveis, bancos com função massagem, câmera 360°, sistemas de condução e de estacionamento semi-autônomos, entre outros itens.
A nova Kombi retorna ao mercado brasileiro exatamente dez anos após a Volkswagen encerrar sua produção no Brasil.