De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no dia 6 de novembro, o setor de planos odontológicos conquistou, entre setembro de 2023 e setembro deste ano, a adesão de 2.445.049 novos beneficiários, o que corresponde a um crescimento de 7,7% no período, totalizando atualmente 34.078.511 beneficiários. No comparativo mensal, entre agosto e setembro de 2024, o aumento foi de 70.824 usuários, o que corresponde a uma elevação de 1,48% no período.
A análise mostra que o setor foi impulsionado, principalmente, em 24 unidades federativas, com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em um ano, esses estados apresentaram os maiores incrementos no número de beneficiários, com crescimentos de 5,65%, 6,80% e 9,89%, respectivamente.
Uma das principais razões para essa alta foi a adesão aos planos coletivos empresariais. Apenas esse segmento registrou, um aumento de 3,11 %, em um ano, atingindo 24.263.485 beneficiários, em setembro de 2024.
Segundo Roberto Seme Cury, presidente da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog), que representa 72% do mercado, ressalta que “investir em planos odontológicos proporciona um excelente custo-benefício para empresas e para a população em geral, garantindo acesso a tratamentos de qualidade em todo o território nacional”. Ele destaca ainda, que a oferta crescente de canais de comercialização online facilita a pesquisa e contratação dos planos, além de o valor acessível do tíquete médio ser um fator que contribui para o crescimento do setor.
Ainda segundo a ANS, no Estado do Rio, o setor de planos exclusivamente odontológicos registrou um aumento significativo no último ano, com a adesão de 244.778 novos beneficiários. O número total de usuários no estado chegou a 3.844.467 de beneficiários, comparado a 3.599.689 no mesmo período do ano anterior. Um aumento de 6,80%.
Leia também:
Seguro catástrofe desonera municípios
Mais de 1.700 já foram impactados por eventos climáticos
Mudanças do setor de seguro diante de novas demandas
IA e big data permitem uma análise detalhada do perfil de cada cliente
SP: cerca de 27% dos roubo de cargas aconteceram após outubro
Alta demanda da Black Friday faz crescer desafios da gestão de riscos no transporte de cargas; Comissão de Viação e Transportes debate impacto no Rio
Golpe de R$ 50 milhões reforça urgência de compliance na gestão de fornecedores na saúde
Falsas cirurgias e reembolso de serviços não realizados são práticas que podem ser combatidas com uso de programas estruturados
Como o brasileiro planeja o futuro e a aposentadoria
Fenaprevi/Datafolha: comparativos com as versões anteriores
Abordagem humanizada sobre o seguro de pessoas
Embaixadores do Movimento Minha Vida Protegida focam na estratégia