Play Studio cresce com habilidade de tirar inovação do papel

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Criada em 2014 com foco inicial no apoio ao desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores, a Play Studio acaba de lançar uma nova identidade de marca e posicionamento que refletem o atual momento da companhia. Ao trocar a antiga marca (Play Intellectual Capital) pela atual, a equipe consolida uma reestruturação em seu modelo de negócios que soma uma Consultoria de Inovação com uma Venture Builder, por meio das quais tem desenvolvido projetos que aceleram o processo de criação de novos negócios junto a grandes corporações.

Marcelo Nicolau, sócio-diretor da Play Studio, comenta que a mudança de perfil da companhia teve início em 2016, quando a empresa desenvolveu sua primeira venture no mercado de alimentação natural. Este case resultou na criação da startup PIC-ME, da qual a Play foi responsável por todo o processo de criação, desde a identificação de tendências até a captação de investimentos, passando pelo desenvolvimento do produto, modelo de negócios, abertura e gestão da empresa. O empreendimento já passou por quatro rounds de captação e oferece um portfólio de oito produtos em mais de quatro mil pontos de venda em todo o país. “Todo o ciclo de estruturação foi realizado em oito meses, contados desde a prancheta de planejamento até as gôndolas dos supermercados, o que pode ser considerado um tempo recorde para uma operação deste tipo”, ressalta.

Segundo ele, de lá para cá esta habilidade da Play em tirar a inovação do papel chamou a atenção de muitas grandes marcas e agora a empresa presta serviços semelhantes para líderes globais em segmentos como varejo (Carrefour), alimentação (Nestlé), bebidas (Coca-Cola), financeiro (VISA), entre outros.

Durante o período de isolamento social causado pela pandemia do Covid-19, quando as empresas foram forçadas a buscar na inovação alternativas para melhorar suas próprias receitas e auxiliar a sociedade no enfrentamento da crise, a capacidade de transformar ideias em ações da Play ficou ainda mais evidente. Neste período, a Vem de Bolo, marketplace criado pela Play para a Nestlé que conecta pequenos e médios empreendedores gastronômicos aos consumidores de bolos e doces caseiros, vendeu em um mês e meio um volume superior ao que tinha comercializado durante todo o ano passado.

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Ao mesmo tempo, a Play tem apoiado o Carrefour na criação de canais de atendimento por telefone e Whatsapp para dar suporte a pessoas pertencentes ao chamado grupo de risco. Através de funcionários das lojas juntamente com uma rede de voluntariado, a empresa recebe, coleta e entrega pedidos na casa de consumidores residentes em um raio de 2km das lojas participantes.

Na prática, Nicolau explica que a Play Studio trabalha com duas unidades de negócios. Uma delas é uma Consultoria de Inovação, na qual a Play atua com escopo e metodologias específicas para projetos de exploração, criação, validação e consolidação de novos produtos, serviços e modelos de negócio. A outra vertente é a de Venture Building, setor no qual desenvolve iniciativas de concepção, aceleração e gestão de novos negócios para empresas e investidores.

Nicolau afirma que a Play Studio acredita numa tendência de forte crescimento deste tipo de iniciativa nos próximos anos como forma de superar os obstáculos da inovação. Estudos indicam a existência de 736 empresas com estruturas de corporate venture capital (CVC) no mundo. No Brasil há registro de um volume superior a R$126 bilhões alocados em CVC somente até 2014.

A Play Studio atua no sentido de apoiar executivos, empreendedores e investidores na difícil tarefa de construir inovação sem perder o foco nos negócios principais de suas organizações. “O desafio de tirar boas ideias do papel, transformá-las em bons negócios, atrair boas pessoas e mover a economia é o que nos motiva”, conclui.

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