

Beijing, 30 set (Xinhua) — O índice de gerentes de compras (PMI, em inglês) para o setor manufatureiro da China ficou em 49,8 em setembro, um aumento de 0,4 ponto percentual em relação ao mês anterior, mostraram dados oficiais nesta terça-feira.
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo de 50 reflete contração.
“O número mostrou que, em setembro, as atividades de produção no setor manufatureiro se aceleraram, com o clima geral de negócios continuando a melhorar”, disse Huo Lihui, estatística-chefe do Departamento Nacional de Estatísticas da China.
O subíndice de produção ficou em 51,9, um aumento de 1,1 ponto percentual em relação a agosto e atingindo uma alta de seis meses.
Do lado da demanda, o subíndice de novos pedidos ficou em 49,7, acima dos 49,5 do mês anterior.
Alguns setores-chave mantiveram o ímpeto de crescimento, com o PMI para fabricação de equipamentos e manufatura de alta tecnologia em 51,9 e 51,6, respectivamente.
Os dados de terça-feira também mostraram uma perspectiva de mercado mais positiva, com o subíndice de expectativas de produção e atividade empresarial atingindo 54,1, ante 53,7 em agosto.
“Isso marca o terceiro mês consecutivo de crescimento do subíndice, indicando que as empresas manufatureiras estão otimistas com o desenvolvimento do mercado”, disse Huo. Fim















