Podcast Vozes da Lei e a Propriedade Intelectual

O advogado e engenheiro industrial Gabriel Di Blasi falou sobre registros de marcas e patentes.

O podcast Vozes da Lei recebeu o advogado e engenheiro industrial, Gabriel Di Blasi para conversar sobre propriedade intelectual, marcas e patentes, e franquias e startups.

O profissional atua ativamente como mentor na Endeavor Brasil, Inovativa Brasil e Templo Ventures. É Chair do CET2 (Design) da FICPI (Intl Federation of IP Lawyers), membro do Comitê de Enforcement da INTA (International Trademark Association), e do Comitê Biotech da AIPPI (Intl Association for the Protection of IP).

Além de ser membro do Comitê Jurídico da ABF (Associação Brasileira do Franchising) e Vice Presidente da ABAPI (Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial). Também é membro responsável pela área de PI e assuntos regulatórios da FIESP (Comissão de Biotecnologia da Federação Nacional das Indústrias do Estado de São Paulo) e associado-fundador e membro do conselho deliberativo do IrelGov (Instituto de Relações Governamentais).

Durante o papo, Di Blasi explicou o que é propriedade intelectual e todos os seus segmentos como o direito autoral, a propriedade industrial e a proteção sui generis. O advogado também comentou sobre o tempo que demora para se obter os direitos de propriedade intelectual. “Para registrar uma marca leva de um a dois anos. A patente é mais longa por conta das fases que são necessárias para obter o direito, mas varia de 4 a 6 anos. Porém no Brasil, esse tempo está maior por conta das deficiências de estruturas do INPI e pode levar até oito anos. Já no caso do desenho industrial, demora em média, seis meses”, afirma Gabriel.

O advogado também explicou que o registro de marca não custa caro, em torno de R$ 2 a 3 mil, e como a marca é um bem tangível e que pode ser negociável. “O custo benefício de registrar e proteger a sua marca é muito baixo em relação aos prejuízos que você pode ter caso não tenha o registro”, afirma Di Blasi. Com relação a patentes, o custo varia entre R$ 10 a 15 mil.

O podcast está nas plataformas Spotify, Deezer, Castbox, Pocket Cast, Google Cast e Apple Cast.

Vozes da Lei

Segundo o Ibope, cerca de 16 milhões de brasileiros escutam podcast diariamente. De 2018 para 2019, o número de ouvintes cresceu 67% de acordo com o estudo realizado pela Deezer. Aproveitando a crescente deste formato de conteúdo nasce o Podcast Vozes da Lei com o apoio do 15º Cartório de Ofício de Notas do Rio de Janeiro.

A proposta do podcast é convidar personalidades do mundo jurídico e legislativo para conhecermos melhor os homens e mulheres que dedicam suas vidas ao cumprimento da tão famosa justiça, feita pelos homens, que a cada vez mais se torna protagonista dos principais noticiários, e que durantes séculos sofre modificações e atenuantes.

Advogados, juízes, desembargadores e até mesmo ministros serão convidados para contar como esse diálogo entre o homem e a justiça é conduzido. Nossos entrevistados estão na mídia nacional e buscam em suas falas modernizar de acordo com a lei a justiça brasileira.

Três jornalistas estão no comando do Podcast Vozes da Lei: direção e apresentação de José Ronaldo Müller, produção executiva de Patricya Reis Oliveira e edição de Jorge Ramos.

Artigos Relacionados

Fórum debate boas práticas de sustentabilidade

Especialistas de diferentes setores da economia se reunirão para compartilhar experiências sobre boas práticas ASG (ambientais, sociais e de governança), no dia 7 de...

Futuro | Rio: O impacto da tecnologia em corporações e na sociedade

O tema deste ano será “Novos tempos, novas regras”, analisando o crescimento exponencial da tecnologia.

Webinar gratuito abordará alterações na Escrituração Contábil Fiscal

Também vão abordar os pontos de atenção na hora de fazer a escrituração e possíveis cruzamentos partindo da ECF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

ENS e Ministério da Agricultura fazem live para lançar curso gratuito

Live no dia 7 de julho terá a participação de representantes do MAPA e especialistas em agronegócio.

Carta Fabril lança o papel higiênico premium Cotton Folha Tripla

Novidade foi desenvolvida para levar mais maciez com preço justo ao consumidor

LDZ Escola abre curso de animação digital 2D da ToonBoom Animation

Arte digital e cultura nerd beneficiam saúde e qualidade de vida.

Vendas Club traz conteúdo exclusivo para todo o Brasil

Propósito é prestar serviço para profissionais se manterem atualizados sobre o cenário de vendas.

Imóveis comerciais: segmento deve reaquecer de forma gradual

Desaquecimento por imóveis comerciais ocorreu por causa do home office imposto pelas restrições sanitárias.