Poluição

     
          Para investigar a poluição causada pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), em Santa Cruz, Região Metropolitana do Rio, a Alerj instalou uma comissão especial para apurar as possíveis irregularidades na concessão de licenciamento ambiental ao empreendimento.

Rever conceitos
O papel irrelevante ou pouco mais que isso desempenhado no primeiro turno das eleições do Peru pelo atual presidente, Alan Garcia, e pelo seu antecessor imediato, Alejandro Toledo, surpreenderam analistas que tendem a reduzir a política a índices de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Presidente em cujo mandato o PIB chegou a ter pico de 9,8%, Garcia sequer reuniu apoio político para emplacar um candidato governista. Já Toledo – pico de 7,7% no PIB – ficou num humilhante quarto lugar.
A perplexidade dos que não entendem o fracasso de ambos é explicável por seu apego ao dogmatismo. Afinal, argumentam, ambos os governos fizeram políticas fiscais que resultaram até em superávit nominal, que, por óbvio, deixaram o Estado peruano mais raquítico para o atendimento à grande maioria da população. A surpresa, porém, deve-se ao fato de fazerem as perguntas erradas.
O crescimento do PIB do Peru sustenta-se, basicamente, na exportações de commodities, como cobre e minério de ferro, atividades de baixo valor agregado, pouca capacidade de geração de emprego e salários aviltantes, o que resulta num país em que 48% vivem abaixo da linha de pobreza. Como tal política é elogiada pelos rentistas e pelo mercado financeiro, Garcia, Toledo e os analistas perplexos só têm uma forma de compreender o seu fracasso eleitoral retumbante: entender que já passou da hora de reverem seus conceitos.

Coelhinho
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na reunião semana que vem, deverá elevar a taxa de juros em meio ponto percentual, para 12,5% ao ano, acredita José Góes, analista econômico da WinTrade. “A inflação está surpreendendo negativamente”, afirma. Góes acha que o BC vai repetir a dose em julho.

Leão
A carga tributária sobre o ovo de Páscoa não sofreu alterações em relação ao ano passado. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), 38% do valor de cada ovo entregue pelo coelhinho vão para o leão da Receita. Os fabricantes de chocolate não vão poder culpar os impostos pela alta no preço.

Luz antiga
A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) ganhou, em primeira instância, uma ação civil pública contra a cobrança indevida de contas de luz em atraso. Light e Ampla estariam exigindo de novos proprietários de imóveis o pagamento de dívidas de antigos moradores para restabelecer a eletricidade, o que foi considerado irregular pela 1ª Vara Empresarial do Rio. “O IPTU, assim como o condomínio, são dívidas do imóvel. O uso de luz, por outro lado, é uma relação de consumo. O novo proprietário não pode ser condenado pelo antigo”, explicou o advogado da comissão, Paulo Virão.
A Light assinara um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual, para que a cobrança não fosse feita. Mas, segundo Virão, o acordo não estava sendo cumprido. Ampla e Light informaram que somente vão se manifestar quando forem comunicadas oficialmente do resultado pela Justiça.
     
     

Artigo anteriorEfeitos colaterais
Próximo artigoMáquina de costura
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Vacinas vendidas por até 24x o custo de produção

Aliança denuncia altos lucros dos laboratórios.

Energia rara e cara

Modelo equivocado colocou Brasil entre os campeões de tarifas elevadas.

União perde bilhões de dólares no petróleo

Lei isentou campo mais produtivo de pagamento de participações especiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

B3 está negociando o primeiro ETF em Ethereum da América Latina

A B3 lançou nesta quarta-feira (4) o primeiro ETF que replica o preço do ethereum seguindo o índice CME CF Ether Reference Rate, um...

Cardsinova cresce 137% com certificação digital no 1º semestre de 2021

Previsão da empresa é chegar ao número de 25 mil emissões de certificados ainda este ano.

TCU está mais alinhado com os sindicatos de petroleiros

A sessão plenária do Tribunal de Contas da União (TCU) de quarta-feira (4) apresentou os riscos de desabastecimento do mercado brasileiro, sobretudo de mercados...

Petrobras garante que manterá planos de negócios

A Petrobras seguirá os planos de negócios já anunciados, inclusive os desinvestimentos que vem fazendo com a venda de ativos considerados não essenciais pela...

Comunidade Dato garante revolucionar a forma de fazer marketing

Grupo de empresas do Centro-Oeste se une e forma a nova startup para qualificar e oportunizar talentos ocultos ou não que tem um perfil...