Ponta do iceberg?

     
          Embora residual percentualmente em relação aos ativos do sistema bancário nacional – R$ 3,032 bilhões, ou 0,06% do total de R$ 4,7 trilhões, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) – a existência de papéis da dívida de países europeus em crise nas carteiras de bancos brasileiros sinaliza que nenhum sistema financeiro do mundo pode considerar-se completamente imune às consequências da rodada de moratórias prestes a estourar na União Européia (UE). Como, aliás, mostraram os problemas vividos por dois de dez maiores bancos brasileiros após o estouro da crise em 2008.

Classe C na justiça
O número de ações judiciais referentes à defesa do consumidor aumentaram 40% nos últimos cinco anos, relata o advogado Paulo Vianna, da FM Advogados Associados. . “Além do acesso à informação, o crescimento no número de ações é consequência do aumento de compra da população, que passou a aproveitar mais as facilidades das ofertas”, explica Vianna.

Invasão alemã
Mais de mil empresários e autoridades do Brasil e da Alemanha, inclusive ministros de Estado, estão no Rio para participar de quatro grandes eventos econômicos entre os dois países, de 18 e 21: o Encontro Econômico Brasil Alemanha, a 3ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha, o Rio Berlim e o Prêmio Personalidades 2011, que será entregue ao governador Sergio Cabral e a Martin Winterkorn, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen.

Pão quente
A rede de franquias de padarias express Uno & Due pretende alcançar a marca de dez lojas no Rio de Janeiro até o final do ano, o dobro do número atual, afirma à coluna Eguiberto Rissi, novo master franqueado no estado. A empresa trabalha com o conceito de padaria, lanchonete e cafeteria em um mesmo espaço. A expansão no Rio, além de novas lojas, prevê a pulverização de quiosques e cafeterias. A rede conta com 30 estabelecimentos no país.

Impunidade
O fim do processo contra o ex-jogador de futebol Edmundo por prescrição não depõe a favor da justiça.

Duas caras
E a bancada do PT na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que votou a favor da criação das Organizações Sociais (OSs) – neologismo envergonhado para privatização – da Saúde? Será que, nas próximas eleições, também vai continuar a associar as privatizações exclusivamente ao tucanato?

Os dois 11/9
Do ex-deputado Milton Temer, dirigente do PSOL-RJ, comparando os dois 11 de Setembro, o do ataque às Torres Gêmeas e o golpe que derrubou o presidente Salvador Allender, no Chile: “Os mortos dos dois 11 de Setembro são razão de sofrimento nas merecidas homenagens. Mas por razões distintas. Os que foram sacrificados nas Torres Gêmeas eram pessoas inocentes e alienadas em relação ao que lhes viria a ocorrer. Os do Chile, absolutamente não. Eram militantes políticos, ligados a partidos revolucionários e racionalmente assassinados pelo terrorismo do próprio Estado que pretendiam transformar. Que pretendiam transformar num processo pela via eleitoral, sendo submetidos ao golpe militar criminoso exatamente porque os resultados eleitorais vinham mostrando uma curva ascendente das forças progressistas desde a eleição de Allende; com todos os sacrifícios, com todos os obstáculos organizados e financiados pelo Departamento de Estado sob batuta de Henry Kissinger, e cobertura política do que – contrariamente a Allende, herói – sairia depois, varrido, da Casa Branca.”

Lawrences da Líbia
Nada poderia ser mais emblemático do neocolonialismo europeu que a visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e do primeiro-ministro da Inglaterra, David Cameron, à Líbia, para avalizar in loco o destino das reservas petrolíferas daquele país, as maiores da África. Apesar da atitude imperial, Sarkozy e Cameron sequer foram questionados sobre o papel de seus países na crise naquele continente, em parte, herança das divisões políticas e geográficas arbitrárias que impuseram a povos e tribos, não raro, antagônicos.
     
     

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCom e sem visão
Próximo artigoMetamorfose ambulante

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Condomínios do Rio podem exigir comprovante de vacinação

É recomendado que tal exigência seja aprovada em assembleia por maioria dos presentes

Agronegócio brasileiro ainda está amadurecendo tecnologicamente

Por Regina Teixeira – Especial para o Monitor Mercantil

Livro traz bastidores de aquisições de startups por grandes empresas

Livro: 'Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup'

Plano de assinatura garante um smartphone novo todo ano

A parceria une o propósito da Samsung de trazer inovação a cada lançamento - desta vez oferecendo sua terceira geração de smartphones - e...

WhatsApp testa funcionalidade de indicação de negócios em SP

Por enquanto só São Paulo terá esse recurso