Poodle

Três entre quatro australianos são contra a participação da Austrália em uma ação militar contra o Iraque, garantem as pesquisas. Em sintonia com o desejo popular, o Senado daquele país censurou ontem o governo por ter decidido enviar tropas para uma possível guerra sem ter dado as explicações adequadas ao povo. A moção de censura foi aprovada por 33 votos contra 31. O primeiro-ministro australiano, John Howard, não tem maioria no Senado. É a primeira vez, em 102 anos, que a Casa realiza um votação de segurança contra um premiê. Howard disse que os soldados australianos participariam de uma guerra inclusive sem a autorização do Conselho de Segurança da ONU.

História
Pela primeira vez na História brasileira, um negro assumiu a presidência do Senado. O vice-presidente Paulo Paim (PT-RS), ao assumir ontem interinamente o posto, durante os seis dias da viagem que o presidente José Sarney (PMDB-AP) faz para a Espanha, quebrou outro tabu: é o primeiro petista a assumir a presidência do Senado. Um dos compromissos de Paim no primeiro dia como presidente foi empossar o suplente do senador Cristovam Buarque (PT-DF), o trabalhador da construção civil Eurípedes Camargo (PT-DF), que também é negro.

Predatória
Segundo Gil Torquato, diretor de telecomunicações do provedor UOL, se a situação atual de transferência de recursos das empresas de telecomunicações para provedores se mantiver, o monopólio que existe no serviço de telefonia será transferido para o acesso à Internet. As empresas que cobram pelo acesso têm sofrido concorrência de provedores gratuitos, que têm acordos com as telefônicas. Um desses provedores está oferecendo prêmios aos assinantes que passarem mais tempo conectados – aumentado os ganhos das empresas de telefonia.

Ilegal
Nada menos que 85% da soja plantada no Rio Grande do Sul seriam transgênicos, assim como 30% do total cultivado no Brasil. Os números são do presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Ywao Miyamoto, para quem a atual discussão sobre se os organismos geneticamente modificados (OGMs) fazem ou não mal à saúde e sobre a necessidade de estudos sobre os eventuais impactos ao meio ambiente é ultrapassada e está apenas atrasando o avanço brasileiro em rumo a uma agricultura mais eficiente e produtiva. “A discussão sobre a biotecnologia deve ser feita com base na ciência, e não com base em ideologias políticas”, afirma.
Os produtos desenvolvidos pela biotecnologia já vêm sendo consumidos por mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo sem que qualquer efeito nocivo à saúde humana, animal ou ao meio-ambiente tenha sido relatada até hoje.

Outro lado
A discussão sobre OGMs ainda está longe do fim. Por um lado, cientistas bem intencionados temem que o país fique atrasado no setor, já que as pesquisas vão em marcha lenta enquanto o plantio não é aprovado. Por outro lado, cautela na área de saúde nunca é demais; os críticos dos transgênicos sempre lembram do “mal da vaca louca” e outras doenças que podem ter sido provocadas pela desregulamentação que atingiu saúde e agricultura no mundo.

Singer no Rio
O secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, vem hoje, ao Rio, para participar do Seminário Internacional de Socioeconomia Solidária para o Desenvolvimento Integral, Democrático e Sustentável, no Colégio Assunção, em Santa Tereza. Cerca de 200 participantes de sete países, além do Brasil, devem participar do encontro. Embora o objetivo do encontro seja o debate de alternativas de desenvolvimento que promovem a democracia participativa, a presença de Singer no estado desperta a expectativa se o secretário renovará as contundentes críticas que tem feito à política malottiana.

Volta às ruas
Em greve pelo pagamento do 13º salário, os servidores do Estado do Rio de Janeiro vão protestar, hoje, em frente ao Palácio Guanabara. O ato marca o fim do jejum de manifestações no local desde que a governadora Rosinha Garotinho tomou posse, no último dia 1º.

Artigo anteriorExterno
Próximo artigoInvestShop reforça os
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Chile, Paraguai, Colômbia… e o Brasil?

Crises políticas e sociais nos países vizinhos acendem alerta.

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Conteúdo online voltado para o ensino e para ganhar dinheiro

Cada vez é mais possível aproveitar o conteúdo online para avanços desde a fluência do inglês das crianças a até aprender a operar como trader na bolsa.

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.