Por que os empresários devem defender os Correios

476

Os Correios estão presentes nos 5.570 municípios brasileiros; entregam 1,2 milhão de encomendas por dia (para isso, seus veículos rodam 1 milhão de quilômetros diariamente); são líderes de mercado para encomendas até 30 kg; cerca de 90% das lojas de comércio eletrônico possuem os Correios como forma de entrega, e a maioria só usa a estatal; estão em 3º lugar na confiança da população, após a família e os bombeiros.

Os números, divulgados pela Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap), mostram que a empresa, além da importância estratégica em um país das dimensões do nosso, é fundamental para quem realiza negócios. É a única companhia que atende a todos os municípios. E, normalmente, com valores mais baixos (as tarifas de cartas no Brasil estão entre as menores do mundo).

Porém, ao contrário do que aconteceu nos Estados Unidos, onde as companhias – a começar pela Amazon, maior comercializadora de mercadorias do mundo – fizeram Trump congelar a ideia de privatizar o US Postal Service, no Brasil não se vê mobilização de empresários em defesa dos Correios.

Se o comércio eletrônico é não mais o futuro, mas o presente, as empresas deveriam defender o único meio capaz de alcançar qualquer consumidor. A não ser que prefiram naufragar por ideologia ou fiquem satisfeitas em vender apenas para grandes cidades. A Amazon não fica; também por isso, é a maior.

Espaço Publicitáriocnseg

 

Onde?

As prestadoras de serviços de telecomunicações investiram no Brasil R$ 6,9 bilhões no primeiro trimestre de 2020, segundo levantamento do SindiTelebrasil. Os recursos foram aplicados especialmente em expansão das redes e melhoria da cobertura e da qualidade dos serviços, diz a entidade.

A receita bruta do setor no período foi de R$ 60,6 bilhões, ou seja, as empresas teriam investido pouco mais de 11% do faturamento.

Como não se vê reflexo desses investimentos na qualidade do serviço, se sobressaem 2 opções: ou o valor ainda é pequeno ou as empresas não sabem investir.

 

Sold out’

Durante a pandemia, a edição norte-americana de Memórias Póstumas de Brás Cubas, com 5 mil livros, esgotou-se em um único dia, relata a revista The New Yorker, que publicou uma elogiosa crítica sobre o clássico de Machado de Assis.

É um dos livros mais espirituosos, divertidos e, portanto, mais vivos e sem idade, já escritos. É uma história de amor – muitas histórias de amor, na verdade – e é uma comédia de classe, boas maneiras e ego, e é uma reflexão sobre uma nação e uma época, e um olhar inflexível sobre a mortalidade”, descreve o jornalista Dave Eggers.

John Gledson, da mesma revista, considera Memórias Póstumas uma das obras mais revolucionárias e inovadoras da literatura brasileira, antes de tudo uma sátira social, política e de costumes, muito bem definida como precursora do realismo fantástico.

 

Erva do b

Um cidadão filho de brasileiro, morador dos EUA, recebeu a cédula para votar nas primárias de senador e deputado em Minnesota. A escolha é em qual partido. Tem um pela legalização da maconha; não chega a ser novidade. Mas já tem um partido dissidente.

 

Rápidas

A MedRio implantou e a se adequou à Lei Geral de Proteção de Dados, antecipando em um ano o cumprimento da legislação que protege dados sensíveis *** O empresário Rafael Barbosa participa na próxima segunda-feira, 15h, da Semana de Capacitação Online promovida pelo Governo de Goiás por meio da Fapeg. Apresentará a plataforma de permutas multilaterais XporY.com. Detalhes aqui *** A Aasp realizará na sexta-feira, às 17h, o webinar “Direito do Trabalho pós-pandemia”, com o ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, do TST, entre outros magistrados e advogados. Inscrições aqui *** CAMP Mangueira realiza live com Edu Carvalho, repórter da CNN, na terça-feira, às 17h, no perfil @CAMPMangueira, sobre a trajetória do profissional *** Estão abertas as inscrições para o Congresso Nacional Online de Contabilidade, desenvolvido pela BSSP Centro Educacional. O evento acontecerá entre 19 e 24 de julho. Mais informações aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui