Porta aberta

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) salienta que as fraudes descobertas pelo Banco Central no Banco PanAmericano comprovam que o partido estava certo ao criticar a medida provisória editada, durante a crise de 2009, para salvar bancos privados. A MP 443, que autorizou a compra de bancos privados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, previa que parte do valor destinado às aquisições seria reservada para cobrir “passivos contingentes não identificados”. Na época, o PSOL apresentou a Emenda 21 à MP, determinando que a cobertura daqueles passivos fosse responsabilidade dos ex-controladores da instituição adquirida: “Caso a emenda tivesse sido aprovada, o país teria uma garantia maior da preservação do erário neste episódio da fraude do PanAmericano”, destaca Valente.

Meu pirão primeiro
No último ano fiscal (encerrado no fim de setembro), os Estados Unidos deportaram 392.862 imigrantes ilegais, um aumento em relação às 389 mil deportações registradas em 2009 e às 369 mil de 2008. O recorde no número de deportações verificado no Governo Obama está relacionado à situação econômica dos Estados Unidos. “A opinião pública norte-americana costuma associar a situação econômica ao número de imigrantes clandestinos e cobram do presidente o fato de ele não ter realizado a reforma da imigração, que havia proposto”, afirma Denilde Holzhacker, do Curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco.

Tin-tin
Cerca de 700 empresários prestarão homenagem, na próxima sexta-feira, no Palácio das Laranjeiras, ao presidente Lula. Para brindar, dois vinhos muito especiais – só existem 600 garrafas no Brasil – o Clocher de Magrie e o Clocher de la Digne d”Aval. Esses vinhos, envelhecidos dez meses em barricas de carvalho no sul da França, na região de Limoux, são leiloados anualmente num evento já famoso na região, o Toques et Clochers. Lula, que iniciou o mandato com a polêmica da comemoração com o caríssimo Romanée Conti, encerra também entre os vinhos franceses.

Tipo exportação
A Sierre d”Arques, produtora dos dois vinhos que serão servidos a Lula, enviou seu presidente, Pierre Mirc, e o diretor de Exportação, Laurent Mingaud, especialmente para o evento, mas eles vão esticar sua estada no Rio de Janeiro para organizar a participação dos chefs e sommeliers brasileiros no Toques et Clochers de 2012.

Como começar
Manual do Empreendedor (Editora Ferreira), do administrador especializado em Economia Empresarial e Gestão Tributária Humberto Gonçalves de Carvalho, será lançado nesta sexta, às 17h, na livraria Saraiva, no Centro do Rio. A obra é um guia para aqueles que desejam iniciar seu próprio negócio.

Debate&prática
O Governo Lula termina no próximo mês com realização de 73 conferências nacionais, de  40 áreas setoriais, como desenvolvimento, comunicação, geração de emprego e renda, inclusão social, saúde, educação, meio ambiente, reforma agrária e segurança pública. No total, cerca de 5 milhões de pessoas participaram das conferências nas suas várias etapas. O balanço foi apresentado pelo secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci, nesta quarta-feira, para destacar os canais abertos nesses oito anos para a participação da sociedade em políticas públicas. No entanto, embora tenham representado avanços em áreas, como a Saúde e sejam importantes formas de pressão para conquistas sociais, na prática, existe uma dicotomia entre a pauta das conferências e a agenda hegemônica no governo.

Mais ouvidos
Dulci destacou ainda a criação de ouvidorias no Governo Federal, que saltaram de 38, em 2002, para 102, em 2010: “Hoje, elas são parte da estrutura funcional das empresas públicas e órgãos da administração direta e indireta. Segundo a Ouvidoria Geral da União, só no ano passado foram registradas cerca de 1 milhão de consultas às ouvidorias públicas”, salienta o secretário-geral.

Artigo anteriorPobres&(muito) ricos
Próximo artigoEscolher o lado
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Chile, Paraguai, Colômbia… e o Brasil?

Crises políticas e sociais nos países vizinhos acendem alerta.

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Conteúdo online voltado para o ensino e para ganhar dinheiro

Cada vez é mais possível aproveitar o conteúdo online para avanços desde a fluência do inglês das crianças a até aprender a operar como trader na bolsa.

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.