Porta para cartéis

Entre as “propostas para um Brasil melhor” que a empreiteira Andrade Gutierrez fez no mea-culpa, parte do acordo de leniência com o Ministério Público, está a “obrigatoriedade de projeto executivo de engenharia antes da licitação do projeto, permitindo a elaboração de orçamentos realistas e evitando-se assim previsões inexequíveis que causem má qualidade na execução, atrasos, rescisões ou a combinação de todos esses fatores”.

A Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) lembra que sempre condenou a adoção dos contratos de amplo escopo, que são prejudiciais à Petrobras e “beneficiam as grandes empreiteiras cartelizadas, favorecendo a sistematização da corrupção”.

A prática é conhecida como EPCismo (Engineering – Procurement – Construction), contratação de obras por pacote fechado, em que uma obra é comandada em sua totalidade por uma empreiteira, que executa projetos, fornece materiais e executa a obra.

O sistema foi adotado nas gestões “de mercado” da Petrobras durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e mantido por Lula. Outro modelo altamente prejudicial à estatal é o pagamento de polpudas gratificações aos ocupantes de cargo de chefia, que, de certa forma, cooptou parte dos empregados a uma visão de empresa que colidia com a tradição da estatal.

Prévia

Sobre a análise da pesquisa da CNI sobre previdência feita ontem por esta coluna, um leitor mandou uma ferina observação feita por Jessé Souza no livro A Tolice da Inteligência Brasileira. Jessé comentava sobre outra pesquisa, sobre a nova classe média, patrocinada pela mesma Confederação da Indústria: “Temos bons motivos para crer que seus resultados e sua interpretação já estavam prontos e acabados mesmo antes de a pesquisa começar.”

Sem retorno

Nesta sexta-feira, ocorre mais uma edição do Feirão do Imposto. Organizado nacionalmente pela Confederação Nacional do Jovem Empresário, o evento será realizado, simultaneamente, em 24 estados e em mais de 100 municípios. O lema da campanha será: “Bumerangue do imposto, o único que vai e não volta”. No Rio de Janeiro, o Conselho Empresarial Jovens Empreendedores, da Associação Comercial (ACRio) montará três estandes em frente à sede da entidade, oferecerão ao público produtos isentos de impostos, principalmente da cesta básica.

A direita venceu a esperança

Até entre coxinhas o Governo Temer vai ladeira abaixo. Mensagens nas redes sociais com esperança na nova administração caíram de 35% para 20% apenas uma semana após a posse, segundo levantamento da BandNews FM.

Prazo de validade

No final de semana passado, em bate-papo com este colunista, dois típicos representantes da classe média alta, que nunca votaram no PT e, apesar de não nutrirem simpatia por Michel Temer, defendiam a mudança no governo, afirmaram que não acreditam que o presidente interino resista no poder até o final do ano.

De fora

O embaixador dos Estados Unidos na OEA afirmar que o processo de impeachment de Dilma não é golpe só reforçou a crença dos que acreditam que é.

‘Golpe brando’

O linguista norte-americano Noam Chomsky disse que “na verdade, temos a única líder política que não roubou para enriquecer e está sendo impedida por uma gangue de ladrões, que fizeram isso”. “Isso conta como um golpe brando”.

Defesa dos animais

A OAB poderia, empolgada pela proibição de utilizar cavalos para puxar as tradicionais charretes em Paquetá, bucólica ilha na Baía da Guanabara, lutar pelo fim das corridas no Jockey e, quem sabe, impedir que os animais continuem sendo usados no Central Park.

Rápidas

Será inaugurado nesta sexta-feira o Consulado Honorário da Hungria no Rio de Janeiro. O advogado Nelson Wilians será o cônsul honorário. No Brasil, há uma comunidade húngara de aproximadamente 100 mil pessoas *** O Sesi Rio lança o livro Nos Caminhos da Cultura – Como o Sesi Cultural está transformando a realidade das cidades e promove uma palestra gratuita com Ana Carla Fonseca, consultora em economia criativa, na próxima terça-feira, às 19h, no Teatro Sesi Centro (Av. Graça Aranha 1, Centro do Rio) *** O Conselho de Estudos Político-Estratégicos (Cepe) da Escola de Guerra Naval realiza o seminário Segurança Marítima no Atlântico Sul, de 15 a 17 de junho, na EGN *** Mais uma chance para quem deseja fazer parte da Marinha do Brasil: saiu o concurso público para o quadro de cirurgiões-dentistas. São 13 vagas para ambos os sexos. O período de inscrições vai de 23 de maio a 23 de junho em www.ingressonamarinha.mar.mil.br *** A associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e os cursos de Turismo e Gastronomia da Unisuam realizam no dia 31 próximo, das 14h30 às 19h30, no Hotel Copacabana Praia, uma oficina sobre Gastronomia e Turismo, coordenada pelo professor Bayard Boiteux e por Joana Teixeira, diretora do hotel. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 pelo e-mail fernandagalland@hotmail.com *** A Petrobras entrega na próxima terça-feira os troféus para os 34 ganhadores da terceira edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo. Será a partir das 18h30, na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio de Janeiro.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.