Foto de arquivo mostra o nascer do sol na área Lujiazui, em Putong, Shanghai, leste da China. (Xinhua/Ren Long)
Beijing, 3 jun (Xinhua) — Investidores estrangeiros são bem-vindos para expandir ainda mais seus negócios na China e compartilhar os benefícios trazidos pelo desenvolvimento da China, disse o Ministério do Comércio na quinta-feira.
O porta-voz da pasta, Gao Feng, fez a declaração ao responder a perguntas sobre o recente anúncio da varejista online norte-americana Amazon de que fechará sua loja de eBook Kindle na China.
Os produtos e serviços evoluem rapidamente na China, um mercado consumidor em rápido crescimento que é o segundo maior do mundo, disse Gao. É normal que entidades de mercado, incluindo empresas financiadas por estrangeiros, ajustem seus produtos e serviços com base na evolução do mercado, disse ele.
No geral, a China mantém seu apelo ao investimento estrangeiro, e recebe produtos, empresas e serviços mais competitivos de investidores estrangeiros, disse ele.
Abordando questões sobre a intenção dos Estados Unidos de adicionar mais empresas chinesas à sua “lista negra” de sanções econômicas, Gao disse que os Estados Unidos minaram severamente a ordem da economia internacional e do comércio, bem como as regras comerciais, e ameaçaram a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos globais. Os EUA têm feito isso abusando do controle de exportação, usando-o como uma ferramenta para oprimir empresas, instituições e indivíduos estrangeiros sem fundamentos factuais.
A China tomará as medidas necessárias para proteger os direitos e interesses legítimos de suas empresas, disse Gao.
Os Estados Unidos devem cessar suas ações injustas imediatamente e fazer mais para ajudar a economia global a se estabilizar e se recuperar, disse Gao. A cooperação de ganho mútuo é a expectativa comum da comunidade internacional. Fim
Leia também:
Investidores estrangeiros mantém níveis de investimento na China