15h, a Sala Portinari, reformada sob patrocínio da Petrobras. O novo espaço possui área envidraçada com iluminação constante, voltada para a Rua México, permitindo que as pessoas que por ali passam vejam as obras. Nesta segunda-feira estarão expostos os painéis de Cândido Portinari feitos por ocasião da inauguração da Via Dutra. Também será exibido, pela primeira vez no Rio de Janeiro, o polêmico óleo sobre tela denominado O Galo? ou O Olho?, pintado pelo artista em 1941. Esse quadro tem a mesma importância que a tela Abapuru, de Tarsila do Amaral, e é também considerado o precursor do Modernismo no Brasil.
CORAÇÃO – O médico italiano Carlo Papponi chegando ao Rio para participar do Congresso de Cardiologia da Socerj, que até este sábado reúne 2.500 médicos no Hotel InterContinental, em São Conrado. No congresso do coração, Carlo Papponi vai mostrar o novo tratamento para a fibrilação atrial, que é o tipo de arritmia mais comum encontrado em pessoas com doenças cardíacas graves, para a qual não há cura.
CANDIDO MENDES – A Escola Candido Mendes de Interiores promove, de 25 deste mês a 12 de agosto, a mostra de espaços Aprendendo a Fazer, no Rio Design Center. O objetivo é exibir os conhecimentos dos formandos do curso através de espaços residenciais variados homenageando o Dia dos Pais. São 16 estandes espalhados pelos quatro pisos do shopping, inspirados nos mais diversos modelos de pais. Tem desde o tipo liberal, o alternativo, o desportista, o surfista, o radical, passando pelo o fashion, o rock”n roll, o artista, o intelectual, o empresário, o músico, o eclético, o clássico, o gourmet e o revolucionário. Nem mesmo o pai solteiro foi esquecido. O Rio Design Center fica na Av. Ataulfo de Paiva, 270, no Leblon. De segunda-feira à sábado, das 10h às 22h.
SAMBA – Reunindo alguns dos nomes mais representativos do samba, o Teatro Galeria estréia dia 6 de agosto, às 21h, a série Galeria dá Samba, que terá shows todas as segundas e terças-feiras de agosto e setembro, com ingressos a R$ 10. Na estréia, a família Diniz: Mestre Monarco e seus filhos, Mauro e Marcos. A série é uma realização da Câmara de Arte, com produção e direção de Cristiane Régis, Luiz Moraes e Mario Lago Filho. O Teatro Galeria fica na Rua Senador Vergueiro, 93, no Flamengo.