Portugal em foco

Chegada ao Rio de Janeiro e novas medidas para conter a Covid

Novos Tempos / 16:10 - 12 de nov de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Quem chega ao Rio, na próxima semana, é o novo cônsul-geral de Portugal, o embaixador Luis Antunes Fernandes Gaspar da Silva, muito querido em todos os postos que ocupou. Esperamos que circule mais do que seu antecessor e se integre efetivamente ao Rio de Janeiro.

 

Portugal em foco – 2

O Decreto 8/2020, publicado no fim de semana, regulamenta o estado de emergência em Portugal, ou seja, recolher obrigatório nos 121 concelhos, entre eles Porto e Lisboa, onde há maior risco de propagação da Covid-19, entre 23 horas e 5 horas, e nos sábados e domingos entre as 13 horas e as 5 horas. Quem precisar trabalhar, vai precisar de uma declaração da entidade empregadora. Medidas importantes para a segunda onda, que assola a Europa.

 

Rio recuperado

O projeto “Revitaliza Rio”, uma iniciativa da carioca DNA e do Instituto Carioca Cidade Criativa, já está mostrando seus efeitos positivos com a recuperação das esculturas, no Parque da Catacumba e a restauração do portão do Parque Guinle. A cientista social e historiadora Vanda Klabin está responsável pelos textos que serão publicados no site e no folder do projeto.

 

Fórum LGBT

Enquanto o mundo assiste a uma retomada do setor de eventos, com atividades muito bem estruturadas no campo digital, o Brasil insiste em eventos presenciais, inclusive no Réveillon. Uma mostra de sintonia com o momento atual é o fórum de Turismo LGBT+ do Brasil 2020, que acontece de 23 a 27 de novembro, numa edição especial online, com várias surpresas. Mais informações aqui.

 

Jockey Club em alta

Enquanto o título do Gávea Golf Club atinge seu menor preço dos últimos anos, o do Jockey Club começa a aumentar com a eleição da oposição, em final de outubro. Renovação que se fazia necessária.

 

Esperança na democracia

Bons ventos sopram no mundo, com a eleição de Biden e Kamala nos EUA. Tomara que o Brasil consiga despertar para um novo posicionamento internacional, sobretudo no Acordo de Paris e no não alinhamento total. Faço votos que nosso presidente cumprimente os eleitos e não continue com ameaças, regadas a pólvora, que aqui entre nós deixam o Brasil mais vulnerável ainda...

 

XI Rio Winds Festival

Nesta sexta-feira (13), o fagotista Franz-Jurgen Dorsam, da Alemanha, é o convidado do Rio Winds Festival, cujo sucesso dos concertos diários, às 13 horas, está agora sendo repetido às 19 horas. Parabéns, Sérgio Costa e Silva e equipe!

 

Banco Mercantil

Amigo da coluna, de mais de 60 anos, recebeu citação judicial do referido banco, através de um escritório de advocacia, sobre um débito de cartão, de uma ação de 2016, em plena pandemia. O débito foi ocasionado pelo não pagamento da então UniverCidade, que faliu, o dono Ronald Levinsohn faleceu e até hoje as herdeiras, as filhas Claudia e Priscila, não pagaram o que devem aos professores e funcionários. Haja justiça...

 

Arte urbana em hotel paulista

O Hotel Pestana, de São Paulo, acaba de criar espaços, como quartos e corredores, pintados por artistas urbanos. É uma forma de valorizar a arte, tão desrespeitada ultimamente. Entre os artistas que participaram, estão Tico Canato e Nah Pinheiro.

 

Frase da semana

Em vez de pensar sobre volta, é preciso focar na educação remota de qualidade.”

Pier Cesare Rivoltella, professor da Universidade Católica de Milão

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor