Hangzhou, 29 mai (Xinhua) — A posição internacional do RMB chinês foi ainda mais elevada, e a participação do RMB nas liquidações transfronteiriças globais e em diversas reservas de câmbio estrangeiro apresentou um aumento, afirmou um relatório divulgado nesta segunda-feira.
Dados da SWIFT mostram que a participação do RMB nos pagamentos globais alcançou 4,6% em novembro de 2023, um recorde histórico, superando o iene japonês para se tornar a quarta moeda de pagamento mais usada no mundo, de acordo com o Relatório de Política Financeira da China 2024.
O relatório foi lançado conjuntamente pela Escola de Finanças PBC da Universidade Tsinghua e pelo Centro de Pesquisa de Política Financeira da Academia Chinesa de Ciências Sociais em Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, no leste da China.
Além das atividades envolvendo entidades econômicas chinesas, o RMB começou a ser usado como uma moeda de terceiros, disse Ding Zhijie, divulgador do relatório e diretor do Centro de Pesquisa em Câmbio da Administração Estatal de Divisas da China.
Atualmente, os investidores estrangeiros possuem cerca de 10 trilhões de yuans (US$ 1,406 trilhão) em ativos domésticos chineses, acrescentou Ding.
O relatório resumiu os esforços da China para construir um sistema financeiro moderno com características chinesas e promover o desenvolvimento de alta qualidade do setor financeiro do país.
Com o aprofundamento contínuo da reforma financeira, o sistema financeiro, os mercados e a regulamentação da China foram ainda mais aprimorados, tornando a China um importante ator financeiro global, observou o relatório.
Ding também destacou a crescente competitividade das instituições financeiras chinesas.
“Cinco bancos chineses estão listados entre os 29 bancos globais sistemicamente importantes. Suas pontuações aumentaram ano após ano, refletindo o rápido desenvolvimento dos bancos chineses e sua melhoria constante da competitividade global”, disse Ding.
Enquanto isso, o status da China como um centro financeiro internacional está em ascensão, observou Ding, acrescentando que Hong Kong, Shanghai, Beijing e Shenzhen permanecem entre os 20 principais centros financeiros globais. Fim
Leia também:
Primeiro LEGOLAND resort da China é aberto em Shanghai
Em uma explosão de criatividade colorida e imaginação sem limites, o LEGOLAND Shanghai Resort abriu suas portas para a primeira onda de visitantes entusiasmados neste sábado, anunciando a chegada do primeiro LEGOLAND resort na China.
Carne bovina brasileira vira hot commodity entre empresas chinesas de abate
Reconhecido como uma das principais empresas chinesas na industrialização agropecuária, o Hulun Buir Meat Industry Group já importou mais de US$ 24 milhões em carne bovina brasileira, totalizando 4.200 toneladas.
Premiê chinês pede que BRICS sejam vanguarda no avanço da reforma da governança global
Rio de Janeiro, 6 julho (Xinhua) — O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse neste domingo que os países do BRICS devem se esforçar para se tornar a vanguarda no avanço da reforma da governança global. Li fez as observações ao discursar na sessão plenária de “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global” da 17ª […]
Parques temáticos em expansão destacam o potencial turístico e de consumo da China
Shanghai, 5 de julho (Xinhua) — A inauguração do LEGOLAND Shanghai Resort no leste da China deu impulso ao próspero setor de parques temáticos do país, refletindo a atualização e o potencial do consumo da China, bem como seu compromisso de se abrir para o mundo. O resort em Shanghai, atualmente o maior LEGOLAND do […]
Programa de substituição de bicicletas elétricas da China estimula produção e vendas no primeiro semestre
Beijing, 4 julho (Xinhua) — O programa de substituição de bicicletas elétricas da China impulsionou um boom na produção e nas vendas, desempenhou um papel ativo na expansão do consumo, beneficiou os meios de vida e promoveu a segurança, indicou o Ministério do Comércio nesta quinta-feira. Nos primeiros seis meses de 2025, em média, as […]
China replicará medidas da Zona-Piloto de Livre Comércio de Shanghai em todo o país para abertura de alto nível
Beijing, 4 julho (Xinhua) — A China replicará 77 medidas-piloto da Zona-Piloto de Livre Comércio Piloto (ZLC) da China (Shanghai) em outras ZLCs e em todo o país, em meio aos esforços para alinhar-se às regras econômicas e comerciais internacionais de alto padrão e avançar na abertura institucional de alto nível, de acordo com uma […]