Hangzhou, 29 mai (Xinhua) — A posição internacional do RMB chinês foi ainda mais elevada, e a participação do RMB nas liquidações transfronteiriças globais e em diversas reservas de câmbio estrangeiro apresentou um aumento, afirmou um relatório divulgado nesta segunda-feira.
Dados da SWIFT mostram que a participação do RMB nos pagamentos globais alcançou 4,6% em novembro de 2023, um recorde histórico, superando o iene japonês para se tornar a quarta moeda de pagamento mais usada no mundo, de acordo com o Relatório de Política Financeira da China 2024.
O relatório foi lançado conjuntamente pela Escola de Finanças PBC da Universidade Tsinghua e pelo Centro de Pesquisa de Política Financeira da Academia Chinesa de Ciências Sociais em Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, no leste da China.
Além das atividades envolvendo entidades econômicas chinesas, o RMB começou a ser usado como uma moeda de terceiros, disse Ding Zhijie, divulgador do relatório e diretor do Centro de Pesquisa em Câmbio da Administração Estatal de Divisas da China.
Atualmente, os investidores estrangeiros possuem cerca de 10 trilhões de yuans (US$ 1,406 trilhão) em ativos domésticos chineses, acrescentou Ding.
O relatório resumiu os esforços da China para construir um sistema financeiro moderno com características chinesas e promover o desenvolvimento de alta qualidade do setor financeiro do país.
Com o aprofundamento contínuo da reforma financeira, o sistema financeiro, os mercados e a regulamentação da China foram ainda mais aprimorados, tornando a China um importante ator financeiro global, observou o relatório.
Ding também destacou a crescente competitividade das instituições financeiras chinesas.
“Cinco bancos chineses estão listados entre os 29 bancos globais sistemicamente importantes. Suas pontuações aumentaram ano após ano, refletindo o rápido desenvolvimento dos bancos chineses e sua melhoria constante da competitividade global”, disse Ding.
Enquanto isso, o status da China como um centro financeiro internacional está em ascensão, observou Ding, acrescentando que Hong Kong, Shanghai, Beijing e Shenzhen permanecem entre os 20 principais centros financeiros globais. Fim
Leia também:
Vendas no varejo da China crescem 3,5% em 2024
As vendas de bens de consumo no varejo da China, um importante indicador da força de consumo do país, subiram anualmente 3,5% em 2024.
Lucros de empresas estatais centrais da China atingem 2,6 trilhões de yuans em 2024
Os lucros das empresas estatais administradas pelo governo central da China registraram um crescimento constante em 2024.
China vê aumento de recém-nascidos em 2024
Beijing, 17 de janeiro (Xinhua) — A China registrou 9,54 milhões de nascimentos em 2024, um aumento de 520.000 em comparação com 2023, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta sexta-feira. A taxa de natalidade em 2024 atingiu 6,77 por 1.000 pessoas, refletindo um aumento de 0,38 por mil em relação ao ano anterior, […]
PIB da China cresce 5% em 2024, atingindo meta anual
Beijing, 17 de janeiro (Xinhua) — O produto interno bruto (PIB) da China cresceu 5% ano a ano em 2024, atingindo a meta anual de cerca de 5%, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira. Fim
Portos de Shanghai registram recorde em exportações de veículos em 2024
Shanghai, 16 janeiro (Xinhua) — Dois grandes portos de exportação de automóveis na metrópole chinesa de Shanghai registraram exportações de mais de 1,66 milhões de veículos em 2024, um aumento de 26,6% em termos anuais, informou a alfândega local nesta quarta-feira. O Terminal Automotivo Internacional Haitong de Shanghai é um porto importante para os negócios […]
Novo Banco de Desenvolvimento emite títulos panda de 5 anos no valor de US$ 834 milhões
Shanghai, 16 janeiro (Xinhua) — O Novo Banco de Desenvolvimento emitiu títulos panda de cinco anos no valor de 6 bilhões de yuans (cerca de 834,7 milhões de dólares americanos) no Mercado Interbancário de Títulos da China, anunciou o banco nesta quarta-feira. “Estamos satisfeitos em ver uma forte demanda dos investidores pela emissão de títulos”, […]