Potencial

Semana passada, em meio a uma entrevista a um telejornal noturno, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao responder a uma pergunta sobre “os riscos inflacionários” pós-crise, soltou no meio da resposta que o Brasil emerge da recessão com “um PIB potencial superior ao de antes” e sem risco de enfrentar nova escalada da inflação. PIB potencial é uma senha criada por economistas e outros lobistas do mercado financeiro para criar um piso para o crescimento do país, por volta de 3%. O mito se completa com a previsão catastrofista de que qualquer ponto percentual acima disso ameaçaria a “estabilidade monetária”.

Meirelles x Meirelles
Essa quiromancia, de escassso teor científico, tem sua principal vertente na combinação metas de inflação e juros pornográficos. Esse duplo dogmatismo manteve o país patinando num crescimento médio de 2,2% ao ano nas duas últimas décadas e meia, sacrificando o futuro de duas gerações no altar de fundamentos econômicos que interditam ao Brasil a possibilidade de se desenvolver à altura de suas necessidades e capacidades.
A novidade é o fato de o presidente do BC, agora, também de olho nas urnas de Goiás, trocar ou, em se tratando de Meirelles, flexibilizar o torniquete sobre a economia nacional, ao admitir que o tal PIB potencial é superior aos medíocres 3% antes previstos. Embora ele não tenha explicitado o novo patamar, confirma-se a tese de que, como sempre, o cheiro das urnas faz bem a tecnocratas sem votos.

Certidão cidadã
Os cartórios de Registro Civil de Nascimento serão obrigados a instalar em 30 dias postos de atendimento em 40 maternidades no Estado do Rio de Janeiro. A determinação é da Corregedoria-Geral da Justiça. A medida facilita o registro de recém-nascidos e integra o projeto Com Certidão, Sou Cidadão, lançado no mês passado para erradicar o sub-registro de nascimento no estado. Segundo dados do IBGE, por ano, 5% das crianças nascidas no Rio deixam de ser registradas pelos pais por desinformação ou dificuldade de acesso aos cartórios. Só no ano de 2007, 10 mil crianças não foram registradas.

Dois senhores
A abordagem vacilante da equipe econômica do presidente Lula diante da cobrança obsessiva da mídia financista em relação ao aumento de gastos públicos, que teve papel fundamental para retirar o Brasil da recessão, revela dicotomia fundamental da democracia representativa tupinquim: o antagonismo entre financiadores e eleitores.

Junta
A Delegacia Regional da Jucerja de Cabo Frio vai participar do projeto Ação Global no próximo domingo, cadastrando e esclarecendo dúvidas sobre microempreendedor individual e também sobre os processos da Junta. O evento acontece de 9h às 17h, no Parque de Eventos da cidade da Região dos Lagos fluminense.

Data
Diferentemente do informado, a rodada de negócios com empresas do Brasil e da Alemanha na Firjan será nesta sexta-feira.

Aprendizes de Pinochet
“Dois presidentes”, “governo de fato”, “governo interino”, “presidente empossado pelo Congresso e pelo Judiciário”. Os eufemismos e as renomeações são infinitas; nenhuma, porém, oculta o caráter golpista da mídia que a eles recorre para não chamar de golpistas os que derrubaram o presidente legítimo de Honduras, Manoel Zelaya.

“Ditabranda”
Mesmo com a ressalva sobre os critérios que presidem a edição de cartas de leitores, quem abre os jornalões conservadores para ler as missivas sobre o golpe em Honduras não tem dúvida: está em andamento uma versão internacional da Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Pelo ódio destilado por esses leitores, golpistas, no episódio, são o governo Lula, o asilo concedido pelo Brasil, o presidente Manoel Zelaya. Ou seja, democracia para esse conservadorismo demofóbico só quando candidatos que contrariam os interesses da elite não são eleitos.

Artigo anteriorAlcova x asilo
Próximo artigoMeirellices
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

A Disneylândia espacial dos trilionários

Jornada nas estrelas escancara a desigualdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

ENS abre inscrições de Curso para Habilitação de Corretores de Seguros

Inscrições começaram nesta segunda-feira.

Fitch:1ª emissão de debêntures da Rodovias do Brasil tem rating AA-

A Fitch Ratings atribuiu Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’ à primeira emissão, em série única, de debêntures da Rodovias do Brasil Holding S.A....

Prazo de inscrições do Programa Petrobras Conexões para Inovação

A Petrobras prorrogou para 15 de agosto, o prazo de inscrições do 3º edital do Programa Petrobras Conexões para Inovação - Módulo Startups -...

UE fará empréstimos nos mercados de capitais de até 750 bi de euros

O Conselho da União Europeia (UE), aprovou nesta segunda-feira, o segundo pacote de planos de recuperação e resiliência (PRR), para aceder às verbas pós-crise...

Brasil tem 42% do total de empresas de inteligência artificial da AL

Estudo da consultoria Everis em parceria com a Endeavor mostra que o número de startups de inteligência artificial cresceu no Brasil, mas ainda esbarra...