O e-commerce brasileiro vive um grande momento na atualidade! O setor continua em alta e vem se consolidando como um importante impulsionador da economia do país, com crescimento de 50% no faturamento em comparação com os níveis obtidos no pré-pandemia, segundo a pesquisa Panorama do E-commerce no Brasil.
As expectativas seguem positivas. Para 2024, por exemplo, a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta para um faturamento de R$ 205,11 bilhões até o final do ano. No entanto, como em diversos segmentos, há aqueles players que nadam “a largas braçadas” e os que enfrentam algumas dificuldades. As lojas online de pequeno e médio portes, por exemplo, encaram o desafio de potencializar suas vendas e alcançar faturamentos mais altos.
De acordo com Felipe Rodrigues, especialista em e-commerce e CEO da Enviou — plataforma multicanal especializada na automação do marketing para e-commerce — há estratégias e soluções capazes de colaborar para que esses obstáculos sejam vencidos e, mais do que isso, que podem contribuir para um aumento de até 50% no volume de vendas dessas operações. “Usadas de maneira inteligente e com estratégia, essas novas tecnologias são eficazes para auxiliar as lojas online no aumento do volume de vendas e nos processos que envolvem a recuperação daquele cliente que enche seu carrinho virtual, mas não concluiu a compra, para atrair aqueles que usam itens de compra recorrente ou mesmo para trazer de volta quem sequer chegou a montar um carrinho, mas pesquisou determinados produtos”, explica.
Segundo o executivo, a Enviou desenvolveu tecnologias especiais que cumprem esses papéis e são capazes de levar o e-commerce a um novo patamar. São soluções como o ‘Recuperador de Carrinhos Abandonados’, as ferramentas ‘Recompra Inteligente’, ‘Abandono de Navegação’ e ‘Gatilhos Personalizados’, além do tradicional ‘E-mail Marketing’. O primeiro auxilia as lojas online a trazer de volta aquele cliente que chegou a montar um carrinho de compras, mas por algum motivo não efetuou a compra dos produtos selecionados. O segundo é efetivo no caso do e-commerce que realiza a venda de produtos de uso recorrente, pois sugere ao consumidor que já é hora de adquirir cada item com base no tempo médio estimado para o consumo de cada produto. O terceiro identifica automaticamente e acompanha o fluxo de navegação dos clientes para dar início a uma jornada de automação de marketing por meio da qual os produtos de interesse passam a ser sugeridos. Já o quarto permite o envio de conteúdo totalmente customizado ao cliente com base em seu comportamento de compra. Os contatos acontecem por e-mail, SMS, push no navegador e/ou WhatsApp. E, para fechar, há o ‘E-mail Marketing’, que pode ser criado de forma rápida e simples, com base nas peculiaridades de cada produto ou mesmo do perfil do cliente.
“É claro que não basta apenas fazer uso das ferramentas para ver as vendas aumentarem. É preciso atuar com estratégia, além de ajustar uma série de outros pontos na operação do negócio, como o planejamento para o ano e para datas comemorativas, atenção à logística, garantir uma boa experiência ao cliente, ter uma equipe de atendimento bem treinada e preparada para sanar dúvidas, investir em boas imagens, sejam fotos ou vídeos dos produtos, acompanhados por descritivos bem detalhados, além de oferecer uma boa variedade de métodos de pagamento, otimizar o tempo de entrega e o valor do frete, investir em estratégias de SEO e no layout da página de vendas, criação de conteúdos relevantes, entre outros”, finaliza Felipe Rodrigues, especialista em e-commerce e CEO da Enviou.
















