Preço do cobre cai 25% desde o pico em 2022

2097
Cobre (foto divulgação)
Cobre (foto divulgação)

O preço do cobre ficou em US$ 361,8 por libra nesta sexta-feira, o menor valor desde fevereiro de 2021, informou a Comissão Chilena de Cobre (Cochilco) do Ministério de Minas. O metal é o principal produto de exportação do Chile.

A entidade salientou que o cobre registou uma queda de 17,4% desde o início do ano, bem como uma queda de 3,7% nesta semana. Comparado com o preço máximo de 2022, de US$ 486,7 por libra, o custo da matéria-prima diminuiu 25,7%.

Segundo a Cochilco, nesta semana o ciclo de queda do preço do metal se acentuou, devido aos riscos de recessão nos Estados Unidos e na Europa, juntamente à desaceleração do consumo e à alta da inflação. A entidade indicou que a dinâmica do preço do cobre em junho foi dominada pelos riscos macroeconômicos globais e seu impacto na demanda.

Nessa linha, destacam-se os baixos estoques de cobre nas bolsas de metais e a limitada produção mundial, com queda de 2,7% na produção chilena em maio, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

Espaço Publicitáriocnseg

O metal representou 56% dos embarques chilenos para o exterior, segundo dados da Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais do Chile.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui