Preços ao consumidor da China permanecem moderados

188
Um trabalhador em uma fábrica em Hangzhou, na Província de Zhejiang, leste da China, em 1º de janeiro de 2022. (Hu Jianhuan/Xinhua)

Um trabalhador em uma fábrica em Hangzhou, na Província de Zhejiang, leste da China, em 1º de janeiro de 2022. (Hu Jianhuan/Xinhua)

Xinhua - Silk Road

Beijing, 10 mar (Xinhua) — Os preços ao consumidor da China permaneceram em um nível moderado em fevereiro, enquanto a inflação dos preços na saída da fábrica apresentou uma amenizada, porém os analistas pedem alerta máxima sobre os riscos futuros diante das volatilidades no ambiente externo.

O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, um dos principais indicadores da inflação, subiu 0,9% anualmente em fevereiro, o mesmo nível de crescimento do mesmo período no ano passado, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quarta-feira.

Espaço Publicitáriocnseg

Em termos mensais, o IPC subiu 0,6% devido à crescente demanda alimentar durante a Festa da Primavera, que caiu em fevereiro este ano, juntamente com as flutuações nos preços globais da energia, observou Dong Lijuan, estatística sênior do DNE.

Os preços de alimentos aumentaram 1,4% em relação ao mês anterior, elevando a inflação mensal ao consumidor em 0,26%, de acordo com os dados.

Os preços para os produtos de consumo industrial subiram 0,8% ante janeiro, impulsionados pelos altos custos globais de energia. Os preços da gasolina, do diesel e do gás de petróleo liquefeito subiram 6,2%, 6,7% e 1,3%, respectivamente.

O IPC núcleo, que exclui preços de alimentos e de energia, ganhou um aumento anual de 1,1%, diminuindo em relação ao aumento de 1,2% em janeiro.

A China tem estabelecido a sua meta de IPC em cerca de 3% para 2022, de acordo com um relatório de trabalho do governo apresentado em 5 de março à legislatura nacional para deliberação.

Dadas as políticas eficazes do governo para estabilizar a oferta de commodities a granel, a China deve manter a inflação dentro de uma faixa controlável, porém é necessária observar a tendência futura de perto, comentou Wen Bin, analista-chefe do China Minsheng Bank.

Diversos fatores, incluindo o aumento da inflação global e a saída gradual das políticas de flexibilização dos países desenvolvidos, acumulariam incertezas sobre as inflações globais e domésticas, disse Wen.

Dados da quarta-feira também mostrou o índice de preços ao produtor (IPP) da China, que mede os custos dos produtos na saída da fábrica, que teve um aumento anual de 8,8% em fevereiro,

O número foi moderado em relação ao aumento anual de 9,1% registrado em janeiro deste ano, segundo dados da DNE.

Em termos mensais, o IPP subiu 0,5% por causa da subida dos preços do petróleo bruto e dos metais não ferrosos.

O IPP da exploração de petróleo teve um aumento mensal de 13,5%, enquanto o de processamento de metais não ferrosos subiu 2% em relação ao mês anterior.

Apesar da desaceleração do crescimento do IPP, o índice permaneceu em um patamar elevado, o que pode repassar a pressão inflacionária para o mercado consumidor, alertou Wen. Fim

Leia também:

Os preços de gasolina e diesel aumentarão na China

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui