Preços de carros seminovos e usados se desvalorizam em junho

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Levantamento da KBB Brasil intitulado Monitor de Variação de Preços – Autos (MVP) aponta que os preços de automóveis e comerciais leves vendidos em junho sofreram desvalorização em todas as faixas de idade analisadas pelo estudo. Com exceção dos usados os modelos 0 km e seminovos observados pela amostra de 22.070 versões do estudo obtiveram variação negativa acima da registada no mês anterior e as três faixas de idade superaram a referência média mensal de todo o ano de 2019.

Embora os resultados de emplacamentos e transações de venda tenham sido positivos em junho, segundo os relatórios da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave) e da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a situação acumulada deste primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2019 ainda preocupa. Se no mês passado o crescimento de emplacamentos de modelos 0 km em relação ao anterior foi de 116%, no acumulado de 2020 ainda há queda de -38,88%, segundo a Fenabrave. Já de acordo com a Fenauto, no caso dos seminovos e usados, o resultado de junho em relação a maio deste ano foi de 71,7% no aumento das transações, porém, a diferença entre os dois primeiros semestres (2019 e 2020) é de -34,3% atualmente.

Este contexto ajuda a indicar que a demanda por carros, apesar de mostrar avanços, ainda não foi suficiente para absorver os estoques parados nas concessionárias e lojas multimarcas. Logo, a maior oferta de veículos acaba forçando a queda dos preços, seja pela preocupação com o capital de giro das lojas e caixa das famílias, seja para estimular as vendas. Os números do MVP de junho também apontam estabilização na tendência de aumento de preços dos carros 0 km, cujas variações positivas foram expressivas em maio, mas mostraram leve queda no mês passado.

Os modelos 0 km tiveram variação de -0,85% em junho, recuo insuficiente para reparar o movimento em maio, porém levemente superior à média de variação mensal observada em 2019. Os seminovos, que também tiveram valorização no início da pandemia, hoje demonstram queda de -1,52%, acentuando o movimento de maio e acima, também, da média do ano passado, de -0,79%. Já os usados, que já vinham se desvalorizando, mantiveram a tendência em -1,73%, também superior ao -0,75% de média de 2019, mas abaixo dos -2,24% de maio deste ano.

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Entre as marcas, a Fiat foi a que apresentou a maior desvalorização de modelos 0 km em junho, com recuo de -4,22%, praticamente anulando o efeito inflacionário de maio (4,46%). Na outra ponta, Toyota (1,44%), Nissan (1,88%), Volvo (2,52%) e Peugeot (2,91%) foram as marcas que mais aumentaram os preços de modelos novos em relação à média.

Quanto aos seminovos, os carros da Ford foram os mais desvalorizados em junho: -6,38%, acentuando uma tendência vista já em maio e porcentagem bem superior à média de variação mensal da marca em 2019 (-1,15%). A Peugeot apareceu em seguida (-3,63%), depois vieram as marcas da FCA: Fiat (-2,96%) e Jeep (-2,31%). Os modelos seminovos da Volvo e da Porsche foram os que mais se valorizaram no período: 3,36% e 4,40%, respectivamente.

No caso dos usados, destacaram-se com desvalorização superior à média da idade as marcas Peugeot (-2,58%), Ford (-2,38%) e Volkswagen (-2,39%). De todas, apenas a Porsche teve seus carros usados valorizados consideravelmente: 3,33% em junho.

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