Preços do petróleo fecham em alta de mais de 6%

154

Os contratos futuros do petróleo encerraram a sexta-feira com ganhos acima de 6% e acumularam alta de cerca de 8%na semana, depois de uma série de notícias positivas para o equilíbrio entre a demanda e a oferta da commodity.

Na quarta-feira, dados mostraram que os estoques de petróleo dos Estados Unidos caíram em 4,9 milhões de barris na semana passada, ante expectativa de alta de 3,3 milhões de barris, o que causou alta de mais de 5% nos contratos. Na quinta-feira os preços voltaram a cair em meio a uma onda de aversão ao risco, mas o movimento se inverteu novamente nesta sexta-feira.

Alguns analistas citam um aumento do otimismo com a reunião de países produtores de petróleo que acontecerá no dia 17 de abril, no Catar, embora ainda não esteja claro se o encontro resultará num acordo para conter o crescimento da oferta.

Além disso, dados da Baker Hughes mostraram que o número de plataformas de perfuração de petróleo em operação nos Estados Unidos caiu 2,2% nesta semana em relação à semana anterior, o que representa 8 plataformas a menos, para um total de 354 unidades.

Espaço Publicitáriocnseg

Na comparação entre esta semana e igual período do ano passado, houve queda de 53,42%, o que representa 406 plataformas a menos.

A contagem de plataformas de perfuração nos Estados Unidos passou a ser acompanhada pelos analistas como forma de antecipar a produção norte-americana, que vinha inundando o mercado de petróleo e ajudando a derrubar os preços. O recuo no número de plataformas é visto como um bom sinal para as cotações.

O preço do contrato do WTI negociado na Nymex e com entrega em maio subiu 6,6%, para US$ 39,72 o barril, enquanto o contrato do Brent negociado na ICE e com entrega em junho subiu 6,3%, para US$ 41,94 o barril. No acumulado da semana, o WTI teve alta de 7,9% e o Brent, de 8,4%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui