Nossa expectativa – Os preços dos alimentos não diminuíram tanto quanto o esperado, embora vejamos alguns sinais de inflação de alimentos mais moderada à frente. Quanto à energia elétrica, a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de retomar a política de bandeira tarifária e antecipar a decisão de alterá-la do verde para vermelho nível 2 (maior taxa extra nas contas) impactará o IPCA em quase 0,5 %, o que contribui para a nossa projeção de 1,2% para o IPCA de dezembro. Essa expectativa aliada ao IPCA de novembro acima do esperado leva o IPCA de 2020 em 4,36%, portanto acima da nossa projeção de 4,2%, terminando um pouco acima da meta central de 4%.
Por outro lado, essa antecipação no reajuste da energia elétrica leva os preços de energia mais baixos no próximo ano e inflação de alimentos mais moderada em relação a este ano. Nós esperamos 3,25% para o IPCA de 2021, portanto abaixo da meta de 3,75%.
Além disso, apesar da forte alta do IPCA neste ano, o núcleo da inflação está em níveis muito mais moderados. Este cenário reforça nossa visão e a de mercado de que o Banco Central manterá a taxa Selic em 2% em sua decisão de amanhã.
.
Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc.
Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor