Preços dos eletroeletrônicos registram queda de 3,1%

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Uma pessoa verifica o progresso da agricultura de primavera da cooperativa rural de Datian por um sistema de monitor em um computador na cidade de Jiangxiang, distrito de Nanchang, província de Jiangxi, leste da China, em 8 de março de 2022. (Xinhua/Peng Zhaozhi)

De acordo com o Índice de Preços Fipe/Buscapé, os preços dos produtos eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro registraram uma queda anual de 3,1% em fevereiro de 2025. O índice é baseado em pesquisa que monitora continuamente 47 categorias e mais de 2 milhões de ofertas com dados do principal comparador de preços do país, o Buscapé.

Observa-se a estabilização das quedas anuais nos últimos três meses, após a tendência de redução iniciada em abril de 2024, como reflexo da valorização do dólar, que é um fator relevante na formação de preços do setor. Neste sentido, o câmbio teve alta de 16% no período anual encerrado em fevereiro de 2025, tendo chegado a 23% em janeiro.

Sérgio Crispim, pesquisador da FIPE, destaca que, apesar de o índice ainda apresentar variações anuais negativas, há uma desaceleração nas quedas desde abril de 2024. “O setor, de maneira geral, mantém uma tendência de redução nos preços. Porém, a influência do câmbio levou a uma tendência de quedas declinantes ao longo de 2024. Nos últimos três meses observa-se uma pequena reversão dessa tendência, como reflexo das oscilações do câmbio, que, juntamente ao recente movimento de aumento geral dos preços, dificulta previsões para os próximos meses.”, explica.

Em fevereiro, o índice registrou uma queda mensal de -0,48%, após dois meses de aumento de preços. Na série de 38 meses, houve alta em apenas nove, sendo quatro ocorridas nos últimos sete meses, o que também reflete a pressão do câmbio sobre o setor.

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Notebooks

Apenas três categorias registraram aumento de preço no comparativo anual entre fevereiro de 2024 e fevereiro de 2025: impressora (1,4%), notebook (1,4%) e lavadora de roupa (0,03%). Entre as que apresentaram queda, destacaram-se: fritadeira elétrica (-10,4%), TV (-5,6%), fone de ouvido/headset (-5%) e celulares (-4,9%).

Os grupos com as maiores quedas anuais foram vídeo/áudio (-5,5%), celulares (-4,9%) e eletroportáteis (-3,6%). Já o grupo de eletrodomésticos, que vinha apresentando aumentos anuais de preços cada vez menores, registrou uma queda de -1,2% no período analisado. Essa tendência foi influenciada principalmente pela queda nos preços dos aparelhos de ar-condicionado, que, após atingir um pico de aumento anual de 25,7% em janeiro de 2024 – causado por um desequilíbrio entre oferta e demanda – apresentou forte declínio, chegando a -1,5% em fevereiro de 2025. Essa foi a terceira queda anual na série de 25 meses.

Um dos grupos mais impactados pela valorização do dólar é o de Informática. Após atingir um pico de queda anual de -13,1% em novembro de 2023, tem apresentado variações anuais positivas, chegando a 1,0% em janeiro e 0,3% em fevereiro de 2025. Esses aumentos têm sido observados na maioria das categorias do grupo, com destaque para os notebooks, que registraram alta de 1,4% no período.

Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, destaca a importância da atenção dos consumidores em relação às ofertas. “Em um mundo cada vez mais globalizado, fatores externos como o câmbio e os impactos das mudanças climáticas em alguns setores podem afetar diretamente a precificação dos produtos, repassando esse custo ao consumidor final. Portanto, é fundamental acompanhar os movimentos que influenciam os preços dos itens desejados para garantir o melhor negócio”, diz.

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