Sob a alegação de que a atual política externa do governo Jair Bolsonaro prejudica o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) pediu, nesta sexta-feira, a saída de Ernesto Araújo do comando do Ministério das Relações Exteriores. A cobrança feita pelo grupo junta-se a pressão de senadores para que o chanceler seja demitido pelo presidente.
Após enfatizar que “o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, já apresentou um leque diverso de trapalhadas e atitudes destrutivas”, enfatizou”, a frente lembra a postura contrária de Ernesto Araújo ao ingresso do Brasil no Covax Facility, consórcio para distribuição de vacinas contra a covid-19, fato este revelado nesta sexta-feira pela coluna do Guilherme Amado, da Época, para pedir a demissão do diplomata.
Também clama para que “o governo federal assuma sua responsabilidade, substitua o ministro e reverta a política externa desastrosa que vem adotando.” E conclui: “É premente a necessidade de medidas tempestivas para tentar recuperar a imagem do país no exterior, sob pena de comprometer, ainda mais, a inescapável e urgente aquisição de vacinas contra o coronavírus.”
Leia mais: