Premiê indiano diz que país é autossuficiente em vacinas contra Covid

418
Seringa e frasco de vacina (Foto: Brian Hoskins/Sxc.Hu)
Seringa e frasco de vacina (Foto: Brian Hoskins/Sxc.Hu)

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse hoje que a Índia é completamente autossuficiente na fabricação de vacinas contra o novo coronavírus. Segundo ele, o segundo país mais populoso do mundo já inoculou mais de 1 milhão de pessoas, uma semana depois de iniciar a campanha de imunização.

No último sábado, a Índia iniciou o que o governo classifica como o maior programa mundial de vacinação, usando dois imunizantes fabricados localmente: um desenvolvido pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca e outro desenvolvido pela indiana Bharat Biotech, em parceria com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica.

“Nossa preparação foi tal que a vacina está chegando rapidamente a todos os cantos do país”, disse Modi enquanto interagia com profissionais de saúde de Varanasi, seu distrito eleitoral, durante videoconferência.

“E naquela que é a maior necessidade do mundo hoje, somos completamente autossuficientes. Não somente isso, a Índia também está ajudando muitos países com vacinas”.

Espaço Publicitáriocnseg

Conhecida como a capital farmacêutica do mundo, distribuiu vacinas a vizinhos e parceiros, como Bangladesh, Nepal, Butão, Ilhas Seychelles, Maurício e Maldivas, e enviou remessas comerciais ao Brasil e ao Marrocos nessa sexta-feira.

A iniciativa de vacinação do próprio país asiático começou com 30 milhões de profissionais de saúde e outros trabalhadores da linha de frente, os primeiros da fila, seguidos por cerca de 270 milhões de pessoas de mais de 50 anos ou consideradas de alto risco devido a problemas médicos preexistentes.

Por aqui, a chegada de vacinas vindas da Índia pode aliviar o pessimismo do exterior. A opinião é de Thiago Penteado, Trader Mesa de Câmbio Travelex Bank.

“A sexta-feira amanhece com os mercados locais aliviados com a chegada de 2 milhões de doses das vacinas de Oxford/AstraZeneca vindas da Índia e com a reunião da Anvisa para avaliar a liberação de 4,8 milhões de doses da Coronavac para uso emergencial. Além disso, os investidores estarão acompanhando também a sessão do Comitê do Senado dos EUA para votar a nomeação de Janet Yellen à Secretaria do Tesouro. Juntamente, os investidores seguem cautelosos com a notícia de que o Estado de São Paulo terá fase vermelha nos fins de semana. No momento, o índice futuro do Ibovespa segue o pessimismo do exterior e está caindo -1,54%, já o futuro do dólar está em alta de 1,22%”, avaliou.

 

Com informações da Agência Brasil, citando a Reuters

Leia mais:

Em 2020, comércio Brasil-EUA teve a pior marca em 11 anos

Mundo terá graves danos humanos se não acelerar adaptação climática

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui