Premiê indiano diz que país é autossuficiente em vacinas contra Covid

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse hoje que a Índia é completamente autossuficiente na fabricação de vacinas contra o novo coronavírus. Segundo ele, o segundo país mais populoso do mundo já inoculou mais de 1 milhão de pessoas, uma semana depois de iniciar a campanha de imunização.

No último sábado, a Índia iniciou o que o governo classifica como o maior programa mundial de vacinação, usando dois imunizantes fabricados localmente: um desenvolvido pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca e outro desenvolvido pela indiana Bharat Biotech, em parceria com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica.

“Nossa preparação foi tal que a vacina está chegando rapidamente a todos os cantos do país”, disse Modi enquanto interagia com profissionais de saúde de Varanasi, seu distrito eleitoral, durante videoconferência.

“E naquela que é a maior necessidade do mundo hoje, somos completamente autossuficientes. Não somente isso, a Índia também está ajudando muitos países com vacinas”.

Conhecida como a capital farmacêutica do mundo, distribuiu vacinas a vizinhos e parceiros, como Bangladesh, Nepal, Butão, Ilhas Seychelles, Maurício e Maldivas, e enviou remessas comerciais ao Brasil e ao Marrocos nessa sexta-feira.

A iniciativa de vacinação do próprio país asiático começou com 30 milhões de profissionais de saúde e outros trabalhadores da linha de frente, os primeiros da fila, seguidos por cerca de 270 milhões de pessoas de mais de 50 anos ou consideradas de alto risco devido a problemas médicos preexistentes.

Por aqui, a chegada de vacinas vindas da Índia pode aliviar o pessimismo do exterior. A opinião é de Thiago Penteado, Trader Mesa de Câmbio Travelex Bank.

“A sexta-feira amanhece com os mercados locais aliviados com a chegada de 2 milhões de doses das vacinas de Oxford/AstraZeneca vindas da Índia e com a reunião da Anvisa para avaliar a liberação de 4,8 milhões de doses da Coronavac para uso emergencial. Além disso, os investidores estarão acompanhando também a sessão do Comitê do Senado dos EUA para votar a nomeação de Janet Yellen à Secretaria do Tesouro. Juntamente, os investidores seguem cautelosos com a notícia de que o Estado de São Paulo terá fase vermelha nos fins de semana. No momento, o índice futuro do Ibovespa segue o pessimismo do exterior e está caindo -1,54%, já o futuro do dólar está em alta de 1,22%”, avaliou.

 

Com informações da Agência Brasil, citando a Reuters

Leia mais:

Em 2020, comércio Brasil-EUA teve a pior marca em 11 anos

Mundo terá graves danos humanos se não acelerar adaptação climática

Artigos Relacionados

TCE-SP acolhe pedido de escritório e suspende licitação da CPTM

Escritório de advocacia representa grupo europeu interessado na licitação, cujo nome não pode ainda ser revelado.

Sistemas de saúde público e privado perto de colapso

Ocupação de UTIs acima de 80% nas capitais; hospitais do interior também estão lotados.

Mais de 50% rejeitam pagar por vacina, se oferecida pela rede privada

Percentual tende a crescer caso o governo não consiga aumentar a velocidade de vacinação".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Presidente do Banco do Brasil joga a toalha

Centrão tem interesse no cargo.

Imóveis comerciais tiveram estabilidade em janeiro

Nos últimos 12 meses, entretanto, preços de venda e locação do segmento acumulam quedas de 1,32% e 1,18%, respectivamente.

Contas públicas têm superávit de R$ 58,4 bilhões em janeiro

Dívida bruta atinge 89,7% do PIB, o maior percentual da história.

Presidente do Inep é exonerado do cargo

Medida foi publicada no Diário Oficial de hoje; até o momento, não foi anunciado o nome de quem o substituirá.

Primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa um ano

Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz Fiocruz; boletim informa que houve ontem 1.148 mortes.